sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama e Erdogan vão reunir-se domingo na China

Os Estados Unidos anunciaram esta segunda-feira um encontro no domingo na China entre os presidentes norte-americano, Barack Obama, e turco, Recep Tayyip Erdogan, quando Ancara continua a sua ofensiva na Síria contra os turcos e o Daesh.

O encontro, à margem da cimeira do G20, será o primeiro entre os dois chefes de Estado, depois da tentativa falhada de golpe de Estado a 15 de julho na Turquia, que provocou tensões entre os dois países.

Ancara exigiu a extradição do clérigo Fethullah Gulen, exilado dos Estados Unidos e acusado pelas autoridades turcas de estar envolvido na tentativa de golpe de Estado.

A tensão foi agravada com a operação "Escudo Eufrates", lançada quarta-feira por Ancara contra os combatentes curdos e o Daesh na Síria.

A Turquia, que vive um conflito com os curdos no seu país, quer evitar que as questões na Síria formem um limite contínuo na sua fronteira com a Síria.

Os Estados Unidos já consideraram "inaceitável" o ataque da Turquia aos curdos na Síria, que são apoiados pelos norte-americanos.

"Afirmamos que aqueles confrontos são inaceitáveis e despertam a nossa profunda preocupação", referiu, em comunicado, o Pentágono.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30