sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama e Erdogan vão reunir-se domingo na China

Os Estados Unidos anunciaram esta segunda-feira um encontro no domingo na China entre os presidentes norte-americano, Barack Obama, e turco, Recep Tayyip Erdogan, quando Ancara continua a sua ofensiva na Síria contra os turcos e o Daesh.

O encontro, à margem da cimeira do G20, será o primeiro entre os dois chefes de Estado, depois da tentativa falhada de golpe de Estado a 15 de julho na Turquia, que provocou tensões entre os dois países.

Ancara exigiu a extradição do clérigo Fethullah Gulen, exilado dos Estados Unidos e acusado pelas autoridades turcas de estar envolvido na tentativa de golpe de Estado.

A tensão foi agravada com a operação "Escudo Eufrates", lançada quarta-feira por Ancara contra os combatentes curdos e o Daesh na Síria.

A Turquia, que vive um conflito com os curdos no seu país, quer evitar que as questões na Síria formem um limite contínuo na sua fronteira com a Síria.

Os Estados Unidos já consideraram "inaceitável" o ataque da Turquia aos curdos na Síria, que são apoiados pelos norte-americanos.

"Afirmamos que aqueles confrontos são inaceitáveis e despertam a nossa profunda preocupação", referiu, em comunicado, o Pentágono.

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32