sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas russos inventam "manta blindada" para proteger civis

Cientistas russos criaram uma "manta blindada" para proteger os civis de estilhaços em zonas de conflito, anunciou esta segunda-feira a empresa NII Stali, onde foi desenvolvida a invenção.

"A manta é um conjunto leve de tecido à prova de bala dobrado de forma compacta que, em caso de perigo, pode transformar-se rapidamente numa tela protetora de grande superfície", disse um representante da empresa à agência Interfax.

Segundo a empresa, a manta pode ser usada para tapar janelas ou as próprias pessoas, protegendo-as de estilhaços que podem ser projetados a uma velocidade até 500 metros por segundo.

"A explosão de projeteis de artilharia e de granadas gera 50% a 70% de fragmentos perigosos para as pessoas", acrescentou o representante.

A "manta blindada" e outras invenções da empresa vão ser apresentadas na feira "Exército-2016", que se realiza de 6 a 11 de setembro nos arredores de Moscovo.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.