sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas russos inventam "manta blindada" para proteger civis

Cientistas russos criaram uma "manta blindada" para proteger os civis de estilhaços em zonas de conflito, anunciou esta segunda-feira a empresa NII Stali, onde foi desenvolvida a invenção.

"A manta é um conjunto leve de tecido à prova de bala dobrado de forma compacta que, em caso de perigo, pode transformar-se rapidamente numa tela protetora de grande superfície", disse um representante da empresa à agência Interfax.

Segundo a empresa, a manta pode ser usada para tapar janelas ou as próprias pessoas, protegendo-as de estilhaços que podem ser projetados a uma velocidade até 500 metros por segundo.

"A explosão de projeteis de artilharia e de granadas gera 50% a 70% de fragmentos perigosos para as pessoas", acrescentou o representante.

A "manta blindada" e outras invenções da empresa vão ser apresentadas na feira "Exército-2016", que se realiza de 6 a 11 de setembro nos arredores de Moscovo.

Lusa

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.