sicnot

Perfil

Mundo

Dirigente político opositor na Venezuela foi sequestrado

O presidente da Câmara Municipal de El Hatillo, David Smolansky, denunciou hoje que o dirigente do partido da oposição venezuelana, Vontade Popular, Yon Goicochea, foi sequestrado em Caracas.

Segundo aquele responsável Yon Goicochea foi intercetado pelas 9h horas locais (14h horas em Lisboa), por um grupo de homens armados quando circulava na sua viatura, nas proximidades do túnel de La Trinidad, a sul da cidade capital da Venezuela.

"Supomos que o sequestro de Yon Goicoechea foi executado por funcionários da Direção Geral de Contra Inteligência Militar ou do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, serviços secretos)", escreveu na sua conta do Twitter.

Entretanto familiares do político denunciaram aos jornalistas que continuavam sem ter notícias e que "8 indivíduos armados" participaram no rapto, responsabilizando o Governo venezuelano por alegadamente ter ordenado o sequestro.

Com 32 anos de idade, Yon Alexander Goicochea Lara é advogado e político. Foi um dos principais organizadores do Movimento Estudantil Venezuelano que opôs-se a uma reforma da Constituição promovida pelo falecido líder socialista Hugo Chávez (presidiu o país entre 1999 e 2013), que em 2007 foi chumbada pelos venezuelanos.

Descendente de emigrantes naturais das Ilhas Canárias, recebeu, em 2008, o prémio Milton Friedman para o Avanço da Liberdade, outorgado pelo Instituto Cato dos Estados Unidos, que incluía um reconhecimento pecuniário por 500 mil dólares norte-americanos.

Acusado pelo chavismo de ser uma marioneta dos Estados Unidos, militou no partido Primeiro Justiça (direita), passando depois para o partido Vontade Popular (centro-esquerda).

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.