sicnot

Perfil

Mundo

EUA concluem acolhimento de 10 mil refugiados sírios

O objetivo do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de acolher 10.000 refugiados sírios até 30 de setembro vai ser concluído esta segunda-feira, anunciou a Casa Branca.

O refugiado sírio "número 10.000 vai chegar hoje à tarde", referiu, em comunicado, a principal assessora de segurança nacional de Barack Obama, Susan Rice.

Em setembro de 2015, Barack Obama prometeu acolher 10.000 refugiados sírios nos Estados Unidos durante o ano fiscal, que começou em outubro de 2015 e termina a 30 de setembro.

O número, seis vezes superior ao anterior ano fiscal, é um "testemunho do duro trabalho e dedicação" dos funcionários do Governo federal comprometidos em "cumprir as expetativas do Presidente" e "fortalecer a integridade do programa de refugiados, incluindo os seus estritos protocolos de segurança", refere também o comunicado.

A promessa de Barack Obama acolher os refugiados sírios provocou polémica entre muitos republicanos, preocupados perante a possibilidade de alguns eventualmente planeares atentados nos Estados Unidos.

Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos devem admitir no atual ano fiscal pelo menos 85.000 refugiados de todo o mundo, entre os quais "pessoas e famílias vulneráveis da Birmânia, República Democrática do Congo, El Salvador, Iraque, Somália e Ucrânia".

Lusa

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37