sicnot

Perfil

Mundo

EUA concluem acolhimento de 10 mil refugiados sírios

O objetivo do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de acolher 10.000 refugiados sírios até 30 de setembro vai ser concluído esta segunda-feira, anunciou a Casa Branca.

O refugiado sírio "número 10.000 vai chegar hoje à tarde", referiu, em comunicado, a principal assessora de segurança nacional de Barack Obama, Susan Rice.

Em setembro de 2015, Barack Obama prometeu acolher 10.000 refugiados sírios nos Estados Unidos durante o ano fiscal, que começou em outubro de 2015 e termina a 30 de setembro.

O número, seis vezes superior ao anterior ano fiscal, é um "testemunho do duro trabalho e dedicação" dos funcionários do Governo federal comprometidos em "cumprir as expetativas do Presidente" e "fortalecer a integridade do programa de refugiados, incluindo os seus estritos protocolos de segurança", refere também o comunicado.

A promessa de Barack Obama acolher os refugiados sírios provocou polémica entre muitos republicanos, preocupados perante a possibilidade de alguns eventualmente planeares atentados nos Estados Unidos.

Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos devem admitir no atual ano fiscal pelo menos 85.000 refugiados de todo o mundo, entre os quais "pessoas e famílias vulneráveis da Birmânia, República Democrática do Congo, El Salvador, Iraque, Somália e Ucrânia".

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24