sicnot

Perfil

Mundo

Febra amarela já matou mais de 350 pessoas em Angola

O surto de febre amarela já matou mais de 350 pessoas em Angola e 75 na República Democrática do Congo. A Organização Mundial de Saúde lançou este mês uma ampla campanha de vacinação.

O objectivo é vacinar cerca de 15 milhões de pessoas nos dois países. A campanha deverá custar cerca de 34 milhões de euros. Quase metade já tem financiamento garantido.

Nos últimos seis meses surgiram em Angola quase 3 mil e quinhentos casos suspeitos. A doença é fatal em cerca de 50 por cento dos casos. A falta de saneamento básico e os problemas na recolha de lixo, bem como a fragilidade das campanhas de vacinação em angola estiveram na origem da epidemia.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.