sicnot

Perfil

Mundo

Homem esfaqueia padre católico durante uma missa na Indonésia

Um homem esfaqueou, este domingo, um padre católico na Indonésia e tentou depois acionar um engenho explosivo na igreja em mais um ataque contra aquela minoria religiosa num país maioritariamente muçulmano, disse a polícia.

O padre Albert Pandiangan estava a celebrar uma eucaristia numa igreja na cidade de Medan, na ilha de Sumatra, quando um jovem se aproximou e o esfaqueou no braço esquerdo, disse o chefe da polícia local, Nur Fallah.

O atacante transportava ainda um engenho explosivo rudimentar, mas não conseguiu acioná-lo, indicou.

"Alguém tentou matar o padre e, ao mesmo tempo, tentou fazer explodir qualquer coisa, mas aquilo não explodiu, só deitou fumo", afirmou Nur Fallah.

O padre ficou com ferimentos ligeiros e foi transportado para o hospital.

Nos últimos anos têm ocorrido vários ataques às minorias religiosas na Indonésia.

A polícia avançou, esta segunda-feira, que o homem teria consigo um papel com o símbolo do Daesh. As autoridades dizem-se prepcupadas com o forte crescimento do radicalismo islâmico no país.

Com Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.