sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela acusa EUA de preparar golpe de Estado contra Maduro

Reuters

A Venezuela acusou os Estados Unidos da América de estar a alentar "fatores violentos, extremistas e antidemocráticos" no país para preparar um golpe de estado contra o Presidente Nicolás Maduro.

O golpe, segundo um comunicado do vice-Ministério das Relações Exteriores, terá lugar no próximo dia 1 de setembro, data em que a oposição venezuelana pretende "tomar" a cidade de Caracas, para exigir a realização de um referendo revogatório do mandado do Chefe de Estado.

"Ficou em evidência a marca e a autoria do golpe de Estado planificado para o vindouro 1 de setembro de 2016 na Venezuela, que em cumplicidade com a oposição antidemocrática e a direita internacional, tenta reeditar o gravoso expediente de agressões e morte, que, já no ano 2002 (afastamento temporário do poder do falecido líder socialista Hugo Chávez) o povo venezuelano derrotou com valentia e dignidade", lê-se no documento.

A nota sublinha que "o Governo do Presidente Barack Hussein Obama, com o seu extremismo, procura a instabilidade da Venezuela e da região, para legitimar os seus planos imperiais contra a paz e o desenvolvimento dos povos".

"A Venezuela alerta a comunidade internacional e responsabiliza diretamente o governo norte-americano destes planes conspiradores, que encontrarão no plano venezuelano uma muralha intransponível de moral e heroísmo, para derrotar as suas ações violentas nesta pátria de homens e mulheres anti-imperialistas", conclui.

A oposição venezuelana pretende manifestar-se no próximo dia 1 de setembro em Caracas para reforçar a sua exigência de realização de um referendo revogatório do mandato presidencial de Nicolás Maduro.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.