sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela acusa EUA de preparar golpe de Estado contra Maduro

Reuters

A Venezuela acusou os Estados Unidos da América de estar a alentar "fatores violentos, extremistas e antidemocráticos" no país para preparar um golpe de estado contra o Presidente Nicolás Maduro.

O golpe, segundo um comunicado do vice-Ministério das Relações Exteriores, terá lugar no próximo dia 1 de setembro, data em que a oposição venezuelana pretende "tomar" a cidade de Caracas, para exigir a realização de um referendo revogatório do mandado do Chefe de Estado.

"Ficou em evidência a marca e a autoria do golpe de Estado planificado para o vindouro 1 de setembro de 2016 na Venezuela, que em cumplicidade com a oposição antidemocrática e a direita internacional, tenta reeditar o gravoso expediente de agressões e morte, que, já no ano 2002 (afastamento temporário do poder do falecido líder socialista Hugo Chávez) o povo venezuelano derrotou com valentia e dignidade", lê-se no documento.

A nota sublinha que "o Governo do Presidente Barack Hussein Obama, com o seu extremismo, procura a instabilidade da Venezuela e da região, para legitimar os seus planos imperiais contra a paz e o desenvolvimento dos povos".

"A Venezuela alerta a comunidade internacional e responsabiliza diretamente o governo norte-americano destes planes conspiradores, que encontrarão no plano venezuelano uma muralha intransponível de moral e heroísmo, para derrotar as suas ações violentas nesta pátria de homens e mulheres anti-imperialistas", conclui.

A oposição venezuelana pretende manifestar-se no próximo dia 1 de setembro em Caracas para reforçar a sua exigência de realização de um referendo revogatório do mandato presidencial de Nicolás Maduro.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.