sicnot

Perfil

Mundo

Emmanuel Macron deverá candidatar-se às eleições de França

Reuters

A oito meses das presidenciais em França, o ministro da Economia Emmanuel Macron poderá entrar na corrida a chefe de Estado, depois de sair do Governo do primeiro-ministro, François Hollande.

Sem anunciar explicitamente que é candidato às presidenciais, Emmanuel Macron afirmou que estava "determinado" a "construir um projeto" para "transformar França a partir do próximo ano".

Insistindo que o país precisa de transformações a nível político, económico e social, o antigo ministro sublinhou que o debate para as fazer são as "campanhas presidenciais".

A Presidência francesa confirmou a demissão do ministro, de 38 anos, para se "dedicar inteiramente ao seu movimento político Em Marcha", criado em abril.

Atingido por uma impopularidade recorde, François Hollande deverá anunciar no final deste ano se vai recandidatar-se a um novo mandato.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.