sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 16 número de turcos que pediram asilo na Grécia após golpe de Estado

​Um juiz turco apresentou um pedido de asilo na Grécia, segundo informação da imprensa grega, aumentando para 16 o número de cidadãos turcos que solicitaram proteção às autoridades helénicas após o golpe falhado de 15 de julho.

O homem chegou à ilha grega de Quios a bordo de um bote como se fosse mais um refugiado. Foi interrogado pela polícia e presente a um juiz sob a acusação de "entrada ilegal no país", tendo sido condenado a um mês de prisão, com pena suspensa durante três anos.

Agora, o juiz turco apresentou um pedido de asilo e, segundo informação adiantada pelos media locais, será brevemente transferido para Atenas.

Na sequência da tentativa de golpe militar, o governo de Erdogan declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca, incluindo nas áreas da justiça, educação, defesa e comunicação social, para localizar os alegados seguidores do opositor Fethullah Gülen, acusado por Ancara de ter planeado o golpe falhado.

Na semana passada um casal de professores universitários e os seus dois filhos cruzaram a fronteira turca e percorreram o caminho até à cidade grega vizinha Alexandroupolis para pedir asilo.

Três alegados empresários turcos também solicitaram asilo às autoridades gregas depois de terem chegado à ilha grega de Rodes.

O caso mais complexo para as autoridades gregas será o dos oito militares turcos que chegaram de helicóptero à cidade de Alexandroupolis no dia seguinte à tentativa de golpe, a 16 de julho.

O pedido de asilo destes militares continua a ser analisado pela justiça helénica, enquanto o Executivo de Ancara exige a sua extradição.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.