sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon confia que ONU continuará "estreita parceria" com Governo de Temer

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse confiar que o Brasil, liderado pelo Presidente Michel Temer, continuará a sua "estreita parceria" com a organização e agradeceu a Dilma Rousseff, destituída da Presidência esta quarta-feira.

"O secretário-geral envia os seus melhores desejos ao presidente Temer no início de seu mandato", lê-se numa nota da organização, divulgada horas depois de Michel Temer ter sido empossado no cargo de Presidente do Brasil, na sequência da aprovação da destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff no Senado.

Ban Ki-moon, segundo a nota, "confia que, sob a liderança do Presidente Temer, o Brasil e as Nações Unidas continuarão a sua estreita parceria".

O secretário-geral agradeceu ainda à ex-Presidente pelo "seu comprometimento e apoio ao trabalho das Nações Unidas durante o seu mandato".

Num processo polémico, Dilma Rousseff, acusada de irregularidades parlamentares, perdeu hoje o mandato de Presidente, depois de uma votação no Senado em Brasília, em que dos 81 senadores presentes, 61 votaram pela sua destituição e apenas 20 a apoiaram.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC