sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump expressa respeito pelos mexicanos mas defende muro entre dois países

O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump expressou "grande respeito" pelo povo mexicano, mas reiterou ao Presidente do México, Enrique Pena Nieto, a necessidade de construir um muro para acabar com a migração ilegal.

Em conferência de imprensa na residência presidencial de Los Pinos, depois de uma reunião com Pena Nieto, Donald Trump disse que ambos os países vão resolver o problema da imigração ilegal e insistiu a construção do muro.

O chefe de Estado do México lembrou a Donald Trump que os migrantes mexicanos são "honestos" e "trabalhadores" e "merecem o respeito de todos".

"A comunidade mexicana nos Estados Unidos contribui todos os dias com o seu talento e trabalho" para a "prosperidade" do país e são gente "honesta, trabalhadora, pessoas de bem", que respeitam a "família e a lei", afirmou o Presidente mexicano, em resposta aos ataques lançados por Donald Trump contra os mexicanos durante a campanha eleitoral.

O milionário norte-americano iniciou em junho a sua campanha para a candidatura republicana às eleições presidenciais de novembro com ataques à comunidade mexicana nos Estados Unidos, acusando-os de serem criminosos e delinquentes.

Donald Trump chegou hoje à Cidade do México num helicóptero proveniente da Califórnia.

Do México, Donald Trump segue para o estado do Arizona, Estados Unidos, onde deverá apresentara detalhes sobre a sua política para a migração.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.