sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump expressa respeito pelos mexicanos mas defende muro entre dois países

O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump expressou "grande respeito" pelo povo mexicano, mas reiterou ao Presidente do México, Enrique Pena Nieto, a necessidade de construir um muro para acabar com a migração ilegal.

Em conferência de imprensa na residência presidencial de Los Pinos, depois de uma reunião com Pena Nieto, Donald Trump disse que ambos os países vão resolver o problema da imigração ilegal e insistiu a construção do muro.

O chefe de Estado do México lembrou a Donald Trump que os migrantes mexicanos são "honestos" e "trabalhadores" e "merecem o respeito de todos".

"A comunidade mexicana nos Estados Unidos contribui todos os dias com o seu talento e trabalho" para a "prosperidade" do país e são gente "honesta, trabalhadora, pessoas de bem", que respeitam a "família e a lei", afirmou o Presidente mexicano, em resposta aos ataques lançados por Donald Trump contra os mexicanos durante a campanha eleitoral.

O milionário norte-americano iniciou em junho a sua campanha para a candidatura republicana às eleições presidenciais de novembro com ataques à comunidade mexicana nos Estados Unidos, acusando-os de serem criminosos e delinquentes.

Donald Trump chegou hoje à Cidade do México num helicóptero proveniente da Califórnia.

Do México, Donald Trump segue para o estado do Arizona, Estados Unidos, onde deverá apresentara detalhes sobre a sua política para a migração.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46