sicnot

Perfil

Mundo

Fotojornalista francês Marc Riboud morre aos 93 anos

Marc Riboud Portfolio

O fotojornalista francês Marc Riboud, conhecido mundialmente por fotos como a da rapariga com uma flor frente a soldados norte-americanos numa marcha contra a guerra do Vietname, morreu na terça-feira aos 93 anos, informou a família.

No site oficial do fotojornalista, a notícia da morte aparece com uma imagem de Riboud a fotografar e a frase "Ver é o paraíso da alma".

Uma das fotos que o tornou conhecido mundialmente é a de um "pintor na Torre Eiffel", publicada em 1953 na revista Life.

Alain Genestar, diretor da revista Polka Magazine, explicou à France Info que essa fotografia foi tirada num dia em que Riboud tinha apenas consigo um rolo de doze fotografias.

Marc Riboud Portfolio

Marc Riboud Portfolio

Outra das suas imagens icónicas, publicada em 1967, é a de uma rapariga que segura uma flor frente a uma fila de soldados empunhando espingardas, numa marcha em Washington contra a guerra do Vietname.

Marc Riboud nasceu em Lyon (sudeste) em 1923 e tirou as primeiras fotografias numa visita à Exposição Universal de Paris, de 1937, com uma câmara Kodak Vest-Pocket que o pai lhe deu quando fez 14 anos.

Em 1944, participou nas lutas da resistência francesa à ocupação nazi e em 1945 entrou para o curso de engenharia, profissão que abandonou no princípio da década de 1950 para se dedicar à fotografia.

Em 1953, Riboud conheceu Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, que o contrataram para a famosa agência de fotografia Magnum, a que chegou a presidir entre 1974 e 1976.

Nos anos 1950, passou longas temporadas na Índia, Médio Oriente, Afeganistão e na China de Mao Zedong e, nos 1960, depois de uma estada de três meses na União Soviética, cobriu as independências da Argélia e de vários países da África Negra.

Marc Riboud Portfolio

Marc Riboud Portfolio

Em 1968 e 1969 fez reportagens no sul e no norte do Vietname, onde foi dos poucos fotógrafos a poder entrar durante o conflito.

Nos anos 1980-1990, regressou à Ásia, especialmente à China, onde registou as mudanças operadas ao longo de décadas.

Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.