sicnot

Perfil

Mundo

Fotojornalista francês Marc Riboud morre aos 93 anos

Marc Riboud Portfolio

O fotojornalista francês Marc Riboud, conhecido mundialmente por fotos como a da rapariga com uma flor frente a soldados norte-americanos numa marcha contra a guerra do Vietname, morreu na terça-feira aos 93 anos, informou a família.

No site oficial do fotojornalista, a notícia da morte aparece com uma imagem de Riboud a fotografar e a frase "Ver é o paraíso da alma".

Uma das fotos que o tornou conhecido mundialmente é a de um "pintor na Torre Eiffel", publicada em 1953 na revista Life.

Alain Genestar, diretor da revista Polka Magazine, explicou à France Info que essa fotografia foi tirada num dia em que Riboud tinha apenas consigo um rolo de doze fotografias.

Marc Riboud Portfolio

Marc Riboud Portfolio

Outra das suas imagens icónicas, publicada em 1967, é a de uma rapariga que segura uma flor frente a uma fila de soldados empunhando espingardas, numa marcha em Washington contra a guerra do Vietname.

Marc Riboud nasceu em Lyon (sudeste) em 1923 e tirou as primeiras fotografias numa visita à Exposição Universal de Paris, de 1937, com uma câmara Kodak Vest-Pocket que o pai lhe deu quando fez 14 anos.

Em 1944, participou nas lutas da resistência francesa à ocupação nazi e em 1945 entrou para o curso de engenharia, profissão que abandonou no princípio da década de 1950 para se dedicar à fotografia.

Em 1953, Riboud conheceu Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, que o contrataram para a famosa agência de fotografia Magnum, a que chegou a presidir entre 1974 e 1976.

Nos anos 1950, passou longas temporadas na Índia, Médio Oriente, Afeganistão e na China de Mao Zedong e, nos 1960, depois de uma estada de três meses na União Soviética, cobriu as independências da Argélia e de vários países da África Negra.

Marc Riboud Portfolio

Marc Riboud Portfolio

Em 1968 e 1969 fez reportagens no sul e no norte do Vietname, onde foi dos poucos fotógrafos a poder entrar durante o conflito.

Nos anos 1980-1990, regressou à Ásia, especialmente à China, onde registou as mudanças operadas ao longo de décadas.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54