sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano vai criar ministério do desenvolvimento humano

O Vaticano anunciou esta quarta-feira a criação de um grande ministério "do desenvolvimento humano integral", encarregado da justiça, ambiente, saúde e solidariedade, mas deixando a questão das migrações sob a autoridade direta do papa.

Resultado da fusão de quatro serviços, o novo ministério ocupar-se-á "dos doentes e dos excluídos, das pessoas marginalizadas e das vítimas dos conflitos armados e das catástrofes naturais, dos detidos, dos desempregados e das vítimas de qualquer forma de escravatura ou tortura", segundo o decreto papal.

Mas como "não pode haver atualmente um serviço dedicado ao desenvolvimento humano integral sem uma atenção particular ao fenómeno migratório", esta questão será tratada por um departamento sob a autoridade direta do papa.

O superministério iniciará os trabalhos a 01 de janeiro de 2017 e será dirigido pelo cardeal ganês Peter Turkson, atualmente presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, um dos serviços integrados na nova estrutura.

Desde a sua eleição em 2013, o papa Francisco iniciou uma reforma profunda da Cúria, o governo do Vaticano, para economizar e juntar serviços cujas competências por vezes se sobrepunham.

Assim, foram criados em 2015 um grande ministério encarregado dos laicos, da família e da vida, bem como um secretariado único dedicado à comunicação.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28