sicnot

Perfil

Mundo

Costa e Merkel juntos em Berlim e na reunião dos líderes da Europa do Sul

Reuters

​O primeiro-ministro reúne-se no dia 9, em Atenas, com os chefes de Governo e de Estado da Europa do Sul e dois dias depois participa em Berlim num jantar a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que estes são dois dos principais encontros de carácter político da agenda europeia de António Costa e que servem de preparação para a reunião informal de Bratislava (Eslováquia) no próximo dia 16.

Na capital eslovaca, com a ausência do Governo britânico, vão reunir-se os restantes 27 Estados-membros da União Europeia, tendo como tema central a análise às consequências do Brexit e uma discussão sobre as posições a adotar em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Em Atenas, no próximo dia 9, além do primeiro-ministro de Portugal, estarão também presentes na reunião o chefe de Estado francês, François Hollande, e os primeiros-ministros de Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre.

A seguir, a convite da chanceler germânica, António Costa estará pela terceira vez desde que é primeiro-ministro em Berlim, num jantar que juntará chefes de Estado e de Governo de diversos Estados-membros da União Europeia.

Esta semana, ainda segundo a mesma fonte do executivo, António Costa já falou ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sobre o processo de preparação da reunião informal de Bratislava.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.