sicnot

Perfil

Mundo

Costa e Merkel juntos em Berlim e na reunião dos líderes da Europa do Sul

Visita do primeiro-ministro português à Alemanha em fevereiro de 2016.

Reuters

​O primeiro-ministro reúne-se no dia 9, em Atenas, com os chefes de Governo e de Estado da Europa do Sul e dois dias depois participa em Berlim num jantar a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que estes são dois dos principais encontros de carácter político da agenda europeia de António Costa e que servem de preparação para a reunião informal de Bratislava (Eslováquia) no próximo dia 16.

Na capital eslovaca, com a ausência do Governo britânico, vão reunir-se os restantes 27 Estados-membros da União Europeia, tendo como tema central a análise às consequências do Brexit e uma discussão sobre as posições a adotar em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Em Atenas, no próximo dia 9, além do primeiro-ministro de Portugal, estarão também presentes na reunião o chefe de Estado francês, François Hollande, e os primeiros-ministros de Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre.

A seguir, a convite da chanceler germânica, António Costa estará pela terceira vez desde que é primeiro-ministro em Berlim, num jantar que juntará chefes de Estado e de Governo de diversos Estados-membros da União Europeia.

Esta semana, ainda segundo a mesma fonte do executivo, António Costa já falou ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sobre o processo de preparação da reunião informal de Bratislava.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52