sicnot

Perfil

Mundo

Itália resgata mais de 1.800 pessoas no mar

A Itália voltou a coordenar o resgate de mais de 1.800 pessoas no mar, num novo dia de emergência que se junta aos últimos cinco, durante os quais foram salvas mais de 15 mil vidas humanas no Mediterrâneo.

Segundo fonte da guarda costeira italiana, foram realizadas 16 operações de resgate em seis dias, que permitiram o resgate de 16 mil pessoas.

A guarda costeira atribui o número às excelentes condições meteorológicas e ao estado do mar, calmo.

A Itália "não está à beira do colapso", assegurou recentemente o primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, mas aquelas operações de socorro sublinham o problema da migração para a Europa ainda não foi resolvido.

A migração é um dos mais importantes desafios que a União Europeia enfrenta.

A Organização Internacional para as Migrações referiu recentemente que 322.914 pessoas conseguiram chegar à Europa no último ano depois de atravessarem o Mediterrâneo por diferentes rotas. A passagem custou a vida a pelo menos 2.500 pessoas.

A União Europeia conseguiu diminuir a chegada de migrantes à sua costa marítima com a assinatura de um acordo com a Turquia.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.