sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes tomam várias localidades de Hama

Uma aliança de grupos rebeldes e jihadistas lançou na segunda-feira uma grande ofensiva na província síria de Hama (centro), maioritariamente controlada pelo regime, conseguindo tomar várias localidades, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Em resposta à ofensiva, as forças governamentais realizaram vários bombardeamentos aéreos, que até ao momento mataram pelo menos 25 civis, incluindo crianças, segundo a organização, que obtém informação de uma vasta rede de fontes no terreno.

Os rebeldes pretendem tomar o aeroporto de Hama, de onde partem os aviões e helicópteros das forças do regime para várias frentes de combate.

"Estão a cerca de 10 quilómetros do aeroporto" de Hama, a quarta maior cidade da Síria, disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Os rebeldes pretendem também aliviar a pressão na frente de Alepo (norte) dispersando as forças governamentais para os combates em Hama, a sudeste da província de Alepo.

Em três dias, a aliança rebelde tomou 13 localidades, a maioria no norte da província de Hama, incluindo Halfaya, Tibet al-Himam e Suran.

A província de Hama tem uma importância estratégica para o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, porque separa as forças rebeldes presentes em Idleb de Damasco.

Lusa

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.