sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 7,1 registado na Nova Zelândia

Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter foi registado na madrugada de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) na Nova Zelândia. As autoridades da Nova Zelândia emitiram um alerta de uma potencial ameaça de tsunami.

Última atualização 19:20

O sismo teve o epicentro no mar, a 30 quilómetros de profundidade, a cerca de 167 quilómetros de Gisborne, ao largo da costa leste da ilha do Norte, uma das duas maiores ilhas da Nova Zelândia, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano (USGS, sigla em inglês).

Até ao momento, não existem informações sobre eventuais vítimas ou danos materiais.

As autoridades de defesa civil da Nova Zelândia informaram que tinham emitido "um alerta de uma potencial ameaça de tsunami nas áreas costeiras da Nova Zelândia".

A rádio Nova Zelândia informou que os residentes das áreas costeiras do distrito de East Cape foram aconselhados pela defesa civil local a saírem daquela zona.

A mesma agência norte-americana relatou a ocorrência de pelo menos duas réplicas de magnitude 5,5 e 5,7.

Com Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.