sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte quer criar complexo para atrair investimento e turismo

A Coreia do Norte anunciou hoje que planeia construir novos complexos financeiros, torres de apartamentos e hotéis no sudeste do país, num projeto de grande envergadura para atrair investimento e turismo, apesar das sanções internacionais.

O projeto seria localizado na zona industrial da Área de Turismo Internacional de Wonsan-Geumgangsan, na costa sudeste da Coreia do Norte, e envolveria um valor equivalente a 175 milhões de euros, informa o portal oficial Naenara.

Segundo o regime de Kim Jong-un, o objetivo é atrair investimento estrangeiro para financiar o projeto, com o qual se pretende converter aquela costa do país num "destino turístico de primeira classe mundial" capaz de atrair "milhões de visitantes", segundo o comunicado, que não avança prazos.

O plano contempla uma transformação radical do centro da cidade de Wonsan, ao erguer um complexo de apartamentos de dez torres, um hotel de três estrelas, um complexo financeiro internacional, grandes armazéns, um polidesportivo e um restaurante de comida internacional.

Na periferia da cidade, ainda dentro da zona exclusiva, planeia-se a construção de um hotel de luxo de cinco estrelas, um segundo complexo financeiro e outro de escritórios, espaços de investigação científica, um centro internacional de exposições e uma biblioteca, assegurou o meio estatal.

A Coreia do Norte, que sofre uma crise económica desde os anos 1990, considera o turismo uma importante fonte de rendimentos, e desde a chegada ao poder, no final de 2011, que Kim Jong-un dedicou esforços para promover a região do sudeste do país com projetos como a estância de ski de Masik, inaugurada em janeiro de 2014.

No entanto, será difícil receber investimento estrangeiro para este tipo de projetos, já que as últimas sanções do Conselho de Segurança da ONU impõem um forte bloqueio financeiro.

O Conselho aprovou, em março, uma resolução em resposta ao quarto teste nuclear e lançamento de um 'rocket' espacial com tecnologia de mísseis balísticos nos dois meses anteriores.

A resolução contempla, entre outras medidas, fortes limitações no comércio e sanções contra bancos e ativos, o que na prática afasta a Coreia do Norte do sistema financeiro internacional.

Lusa

  • Kim Jong Un aparece em festa da juventude em Pyongyang

    Mundo

    Na Coreia do Norte, Kim Jong Un apareceu para assistir à festa da liga da juventude em Pyongyang. A celebração contou com a participação de 150 mil pessoas que receberam o líder norte-coreano em clima de festa. O evento serviu para comemorar o 9º congresso da Liga da Juventude da Coreia do Norte, que não se realizava há 23 anos.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.