sicnot

Perfil

Mundo

Exército turco mata pelo menos 20 rebeldes do PKK

O exército turco matou, na noite de quinta-feira, pelo menos 20 rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste do país, informaram hoje a emissora CNNTürk e a agência de notícias privada Dogan.

Na mesma operação, na província de Hakkari e que contou com o apoio da força aérea turca, morreu também um soldado e outros seis ficaram feridos.

A imprensa turca assinala, também hoje, que o exército lançou outra operação contra o PKK na província de Tunceli, nordeste de Hakkari, com o apoio de helicópteros, sem que ainda se conheçam pormenores.

Noutro incidente, o PKK atacou hoje um veículo militar com uma bomba que explodiu à sua passagem numa rua na província de Bitlis, sudeste da Turquia, deixando dois soldados feridos.

O PKK e o Governo turco suspenderam em julho do ano passado um cessar-fogo que durava há mais de dois anos, e desde então morreram milhares de combatentes e centenas de soldados e agentes de segurança.

O PKK luta desde 1984 contra o Estado turco a favor de mais direitos para os 12 milhões de curdos no país.

Desde então morreram mais de 45 mil pessoas em confrontos e atentados.

Lus

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.