sicnot

Perfil

Mundo

Exército turco mata pelo menos 20 rebeldes do PKK

O exército turco matou, na noite de quinta-feira, pelo menos 20 rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste do país, informaram hoje a emissora CNNTürk e a agência de notícias privada Dogan.

Na mesma operação, na província de Hakkari e que contou com o apoio da força aérea turca, morreu também um soldado e outros seis ficaram feridos.

A imprensa turca assinala, também hoje, que o exército lançou outra operação contra o PKK na província de Tunceli, nordeste de Hakkari, com o apoio de helicópteros, sem que ainda se conheçam pormenores.

Noutro incidente, o PKK atacou hoje um veículo militar com uma bomba que explodiu à sua passagem numa rua na província de Bitlis, sudeste da Turquia, deixando dois soldados feridos.

O PKK e o Governo turco suspenderam em julho do ano passado um cessar-fogo que durava há mais de dois anos, e desde então morreram milhares de combatentes e centenas de soldados e agentes de segurança.

O PKK luta desde 1984 contra o Estado turco a favor de mais direitos para os 12 milhões de curdos no país.

Desde então morreram mais de 45 mil pessoas em confrontos e atentados.

Lus

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36