sicnot

Perfil

Mundo

Explosões na capital do Iraque fazem pelo menos quatro mortos

Várias explosões registadas esta sexta-feira em bairros da zona nordeste da capital do Iraque, Bagdad, fizeram pelo menos quatro mortos e 16 feridos, informaram fontes policiais e médicas iraquianas.

As causas destas explosões ainda estão por apurar. Algumas fontes admitiram a possibilidade de se tratar de um acidente.

A explosão de maior intensidade ocorreu num armazém de armas das Unidades paramilitares xiitas da mobilização popular (Hachd al-Chaabi), uma importante milícia xiita, no bairro periférico de Obeidi.

Após a explosão, uma bola de fogo surgiu no céu da capital iraquiana.

"Uma explosão aconteceu no nosso depósito de armas", confirmou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o porta-voz da milícia, Ahmed al-Assadi, sem dar mais pormenores.

Um responsável do Ministério do Interior iraquiano informou que as explosões foram provocadas por 'rockets', mas indicou que neste momento não era possível saber se os 'rockets' tinham sido disparados durante um ataque ou se tinham sido disparados acidentalmente durante um incêndio num depósito de armas.

Estas explosões acontecem numa altura em que dezenas de milhares de peregrinos xiitas do Iraque e de outros países convergem para o mausoléu de Kazimiya em Bagdad para assinalar o aniversário da morte de Muhammad al-Jawad, o nono imã do ramo xiita do islamismo.

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.