sicnot

Perfil

Mundo

ONU quer reduzir emissões de C02 pela aviação civil a partir de 2020

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) apresentou esta sexta-feira um projeto de resolução que estabelece um primeiro regime de medidas sobre as emissões de gases com efeito de estufa no setor e respetiva compensação.

Este documento era esperado há muito. As emissões de dióxido de carbono (CO2) do setor aéreo, tal como as do setor marítimo, não foram consideradas no acordo de País sobre as alterações climáticas, assinado em dezembro de 2015.

Este regime mundial de medidas baseadas no mercado "é um elemento importante da estratégia da OACI para atenuar o crescimento das emissões de OC2 no setor da aviação civil", realçou esta agência da Organização da Nações Unidas, estabelecida em Montreal.

Os seus 191 Estados membros vão ser convidados a adotá-lo durante a assembleia geral, que se vai desenrolar entre 27 de setembro e 07 de outubro, nesta metrópole canadiana.

Este regime de compensação e redução do dióxido de carbono para a aviação internacional pretende limitar a subida do CO2 proveniente do setor aéreo fixando como referência os anos 2019 e 2020.

Seguindo o projeto de resolução, divulgado sexta-feira, uma primeira fase baseada no voluntariado decorre entre 2021 e 2026. Segue-se uma segunda fase, entre 2027 e 2035, em que as ações vão ser obrigatórias para toda a comunidade internacional, com exceção dos países menos desenvolvidos, os pequenos Estados insulares e os países em desenvolvimento sem litoral.

Em janeiro foi concluído um acordo num grupo de peritos da ONU, aplicável aos novos modelos de aparelhos a partir de 2020.

O comité recomendou que a nova norma de emissões de C02, baseada no peso do aparelho, se aplique aos novos modelos lançados em produção a partir de 2020 e às novas entregas a partir de 2023. Sugere-se também o fim da produção dos aparelhos não conforme com as novas regras a partir de 2028.

Lusa

  • Barack Obama sublinha que nenhum país esta imune às alterações climáticas
    1:43

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos alertou esta quarta-feira que nenhum país está imune às alterações climáticas. O ambiente é um dos temas fortes da viagem de 10 dias que Barack Obama iniciou no Havai. O Presidente diz que a preservação da natureza ajudará o mundo a adaptar-se a um clima mais quente. Obama viaja depois para a China onde participa na cimeira do G20.

  • As consequências das alterações climáticas
    2:45

    Mundo

    Depois dos recordes de 2014 e 2015, este ano corre o risco de ser o mais quente desde que há registos. Os efeitos das mudanças climáticas ocorrem um pouco por todo o planeta. Incêndios devastadores, inundações súbitas, degelo no Ártico, até a grande barreira de corais da Austrália está ameaçada.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.