sicnot

Perfil

Mundo

Presidente das Filipinas recusa encontro com secretário-geral da ONU

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que protestou contra as Nações unidas por criticarem o seu Governo, recusou um convite para se encontrar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que "contactos foram feitos para combinar uma hora" para um encontro à margem do fórum da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) no Laos, na próxima semana, mas "não foi possível acordar nenhuma hora".

Um porta-voz dos Negócios Estrangeiros de Manila disse que 11 chefes de Estado requisitaram encontros com Duterte durante o encontro da ASEAN e que o Presidente Filipino disse sim a nove.

"Por favor compreendam que ele não pode aceitar todos [os pedidos] e ninguém pode imputar algo de negativo àqueles que ele não conseguiu acomodar", disse Charles José.

Duterte manifestou-se contra o organismo mundial depois de um relator especial da ONU ter criticado a sua estratégia para reduzir o crime, chegando mesmo a ameaçar deixar as Nações Unidas, algo que depois retirou, dizendo tratar-se de uma piada.

Quase 2.000 pessoas morreram desde que Duterte assumiu o cargo de Presidente, a 30 de junho, e lançou a sua 'guerra' ao crime, de acordo com o chefe da polícia nacional.

Duterte insiste que a maioria das 756 pessoas mortas pela polícia era suspeita de crimes de droga e resistiu à detenção, enquanto os outros morreram devido a guerras de gangues criminosos.

No entanto, organizações de direitos humanos e alguns deputados, entre outros, acreditam que as forças de segurança estão a realizar homicídios extrajudiciais a uma escala sem precedentes.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29