sicnot

Perfil

Mundo

Ativista luso-angolano Luaty Beirão foi detido mas já está em casa

JOOST DE RAEYMAEKER

O ativista luso-angolano Luaty Beirão foi hoje detido em Luanda durante algumas horas, mas já regressou a casa, confirmou à Agência Lusa a sua mulher Mónica Almeida.

O ativista luso-angolano Luaty Beirão foi hoje detido em Luanda durante algumas horas, mas já regressou a casa, confirmou à Agência Lusa a sua mulher Mónica Almeida.

A notícia foi avançada pelo Observador, que adianta que Luaty Beirão foi detido juntamente com outros sete ativistas em frente a uma prisão em Luanda, quando tentavam visitar um outro ativista.

Os oito ativistas estiveram detidos durante duas horas e alegam que foram agredidos pela Polícia Nacional de Angola.

A generalidade destes ativistas esteve em prisão preventiva entre 20 de junho e 18 de dezembro e depois em prisão domiciliária, até 28 de março. Nesse dia foram condenados a prisão, pena que começaram de imediato a cumprir, por decisão do tribunal, apesar dos recursos interpostos pela defesa.

Os ativistas foram libertados a 29 de junho por decisão do Tribunal Supremo, que deu provimento ao 'habeas corpus' apresentado pela defesa, pedindo que aguardassem em liberdade o resultado dos recursos da sentença da primeira instância.

Lusa

  • "Nas prisões angolanas há crianças presas por roubarem um pacote de sumo"
    4:06

    Mundo

    Uma equipa da SIC acaba de regressar de Angola onde esteve com os activistas na prisão. À SIC, Luaty Beirão denunciou as violações de direitos humanos no interior das cadeias angolanas. No Jornal das 2, da SIC Notícias, a jornalista Susana André relatou a conversa com o músico luso-angolano e falou do drama das famílias dos presos, para quem uma visita à cadeia representava um dia inteiro de viagem e uma verba de que não dispunham. Na maior parte dos casos, os ativistas - músicos, investigadores, professores universitários - eram o sustento económico da família. Mas as autoridades angolanas apreenderam-lhes os cartões de crédito e impedem-nos de movimentar as contas bancárias.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.