sicnot

Perfil

Mundo

Ativista luso-angolano Luaty Beirão foi detido mas já está em casa

JOOST DE RAEYMAEKER

O ativista luso-angolano Luaty Beirão foi hoje detido em Luanda durante algumas horas, mas já regressou a casa, confirmou à Agência Lusa a sua mulher Mónica Almeida.

O ativista luso-angolano Luaty Beirão foi hoje detido em Luanda durante algumas horas, mas já regressou a casa, confirmou à Agência Lusa a sua mulher Mónica Almeida.

A notícia foi avançada pelo Observador, que adianta que Luaty Beirão foi detido juntamente com outros sete ativistas em frente a uma prisão em Luanda, quando tentavam visitar um outro ativista.

Os oito ativistas estiveram detidos durante duas horas e alegam que foram agredidos pela Polícia Nacional de Angola.

A generalidade destes ativistas esteve em prisão preventiva entre 20 de junho e 18 de dezembro e depois em prisão domiciliária, até 28 de março. Nesse dia foram condenados a prisão, pena que começaram de imediato a cumprir, por decisão do tribunal, apesar dos recursos interpostos pela defesa.

Os ativistas foram libertados a 29 de junho por decisão do Tribunal Supremo, que deu provimento ao 'habeas corpus' apresentado pela defesa, pedindo que aguardassem em liberdade o resultado dos recursos da sentença da primeira instância.

Lusa

  • "Nas prisões angolanas há crianças presas por roubarem um pacote de sumo"
    4:06

    Mundo

    Uma equipa da SIC acaba de regressar de Angola onde esteve com os activistas na prisão. À SIC, Luaty Beirão denunciou as violações de direitos humanos no interior das cadeias angolanas. No Jornal das 2, da SIC Notícias, a jornalista Susana André relatou a conversa com o músico luso-angolano e falou do drama das famílias dos presos, para quem uma visita à cadeia representava um dia inteiro de viagem e uma verba de que não dispunham. Na maior parte dos casos, os ativistas - músicos, investigadores, professores universitários - eram o sustento económico da família. Mas as autoridades angolanas apreenderam-lhes os cartões de crédito e impedem-nos de movimentar as contas bancárias.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16