sicnot

Perfil

Mundo

Putin e Erdogan querem aprofundar relações entre Rússia e Turquia

Os presidentes da Rússia e da Turquia, Vladimir Putin e Recep Erdogan, acordaram hoje o desenvolvimento de medidas para avançar nas relações entre os dois países, depois de uma reconciliação inesperada em junho após meses de crise diplomática.

"Ainda temos muito a fazer para restaurar completamente a cooperação em todos os campos. E nós vamos falar hoje", afirmou Putin a propósito de uma reunião que teve com Erdogan, em Hangzhou (leste da China), na véspera da abertura da cimeira do G20.

"A Turquia atravessa um período difícil, luta contra o terrorismo e enfrenta os graves crimes terrorista", realçou o líder russo, acrescentando que tem a certeza que quando a situação na Turquia estiver normalizada, os dois países podem avançar no caminho do aprofundamento da sua cooperação.

Por seu turno, Erdogan sublinhou que ambos os países devem dar atenção especial à adoção de medidas para "avançar" na cooperação energética entre Moscovo e Ancara, entre as quais se encontra o reavivar do projeto de gasoduto 'Corrente Turca', congelado após a sua disputa diplomática.

Este é o segundo encontro entre Putin e Erdogan em menos de um mês, depois da sua reconciliação inesperada ter ocorrido no final de junho depois de o presidente turco ter lamentado o episódio em que um avião bombardeiro russo foi abatido por violar o espaço aéreo turco, levando a uma grave crise diplomática entre os dois países.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..