sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon pede ao G20 que ratifique acordo de Paris

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje aos membros do G20 para ratificarem o acordo para combater as alterações climáticas alcançado na Cimeira do Clima de Paris (COP21), como fizeram no sábado os EUA e China.

"Insto a todos os líderes, particularmente os da cimeira do G20, a mostrarem a sua liderança, acelerando os seus processos de ratificação internos, para que possamos transformas as aspirações em ações transformadoras de que o mundo necessita urgentemente", disse Ban Ki-moon em conferência de imprensa em Hangzhou (China).

Esta cidade acolhe a partir de hoje a cimeira dos líderes do G20, na qual Ban participará pela última vez como secretário-geral da ONU antes de deixar o cargo no final do ano.

O dirigente das Nações Unidas recomendou aos presidentes das principais economias desenvolvidas e emergentes do planeta que formam o grupo dos 20 para aproveitarem o "impulso" dado pela ratificação do acordo pelos Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de gases poluentes.

Os presidentes norte-americano e chinês, Barack Obama e Xi Jinping, oficializaram, no sábado, em Hangzhou, na presença do máximo responsável da ONU, o seu compromisso para com o acordo de Paris e com a luta contra o aquecimento global.

Graças a estes dois apoios, sublinhou Ban Ki-moon, o acordo da COP21 já foi ratificado por 26 dos quase 200 países que se comprometeram a cumpri-lo, e que representam 39 % das emissões mundiais de gases contaminantes, pelo que é preciso a ratificação de outros 29 países, que representam outros 16% das emissões, para que entre em vigor.

Lusa

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.