sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon pede ao G20 que ratifique acordo de Paris

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje aos membros do G20 para ratificarem o acordo para combater as alterações climáticas alcançado na Cimeira do Clima de Paris (COP21), como fizeram no sábado os EUA e China.

"Insto a todos os líderes, particularmente os da cimeira do G20, a mostrarem a sua liderança, acelerando os seus processos de ratificação internos, para que possamos transformas as aspirações em ações transformadoras de que o mundo necessita urgentemente", disse Ban Ki-moon em conferência de imprensa em Hangzhou (China).

Esta cidade acolhe a partir de hoje a cimeira dos líderes do G20, na qual Ban participará pela última vez como secretário-geral da ONU antes de deixar o cargo no final do ano.

O dirigente das Nações Unidas recomendou aos presidentes das principais economias desenvolvidas e emergentes do planeta que formam o grupo dos 20 para aproveitarem o "impulso" dado pela ratificação do acordo pelos Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de gases poluentes.

Os presidentes norte-americano e chinês, Barack Obama e Xi Jinping, oficializaram, no sábado, em Hangzhou, na presença do máximo responsável da ONU, o seu compromisso para com o acordo de Paris e com a luta contra o aquecimento global.

Graças a estes dois apoios, sublinhou Ban Ki-moon, o acordo da COP21 já foi ratificado por 26 dos quase 200 países que se comprometeram a cumpri-lo, e que representam 39 % das emissões mundiais de gases contaminantes, pelo que é preciso a ratificação de outros 29 países, que representam outros 16% das emissões, para que entre em vigor.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano