sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon pede ao G20 que ratifique acordo de Paris

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje aos membros do G20 para ratificarem o acordo para combater as alterações climáticas alcançado na Cimeira do Clima de Paris (COP21), como fizeram no sábado os EUA e China.

"Insto a todos os líderes, particularmente os da cimeira do G20, a mostrarem a sua liderança, acelerando os seus processos de ratificação internos, para que possamos transformas as aspirações em ações transformadoras de que o mundo necessita urgentemente", disse Ban Ki-moon em conferência de imprensa em Hangzhou (China).

Esta cidade acolhe a partir de hoje a cimeira dos líderes do G20, na qual Ban participará pela última vez como secretário-geral da ONU antes de deixar o cargo no final do ano.

O dirigente das Nações Unidas recomendou aos presidentes das principais economias desenvolvidas e emergentes do planeta que formam o grupo dos 20 para aproveitarem o "impulso" dado pela ratificação do acordo pelos Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de gases poluentes.

Os presidentes norte-americano e chinês, Barack Obama e Xi Jinping, oficializaram, no sábado, em Hangzhou, na presença do máximo responsável da ONU, o seu compromisso para com o acordo de Paris e com a luta contra o aquecimento global.

Graças a estes dois apoios, sublinhou Ban Ki-moon, o acordo da COP21 já foi ratificado por 26 dos quase 200 países que se comprometeram a cumpri-lo, e que representam 39 % das emissões mundiais de gases contaminantes, pelo que é preciso a ratificação de outros 29 países, que representam outros 16% das emissões, para que entre em vigor.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.