sicnot

Perfil

Mundo

Ataque com drone mata sete suspeitos da Al-Qaeda no Iémen

reuters

Sete pessoas suspeitas de serem combatentes da Al-Qaeda foram mortas pelo que as autoridades iemenitas acreditam ser drones norte-americanos.

Um responsável pela segurança do Iémen informou que um míssil disparado pelo que era "provavelmente um drone norte-americano" atingiu um apartamento em Al-Wadi, na província de Marib, a este da capital Sana, matando sete pessoas no domingo à noite.

Acredita-se que os Estados Unidos, que raramente mencionam a sua campanha com drones no Iémen, tenham levado a cabo dezenas de ataques contra os membros da Al-Qaida na Península Arábica (AQAP, na sigla inglesa).

A AQAP e o Estado Islâmico têm explorado o vácuo deixado pelo conflito entre o Governo e os rebeldes apoiados pelo Irão, de modo a expandirem a sua presença no país.

Os Estados Unidos comprometeram-se a continuar a sua campanha contra a AQAP, que consideram o braço mais mortal da Al-Qaida.

Uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita que apoia o Governo iemenita também tem concentrado os seus esforços no combate à AQAP, que atinge com ataques aéreos.

A coligação está a apoiar as forças governamentais que lançaram uma ofensiva este ano para recuperar várias cidades do controlo da AQAP.

Mais de 6.600 pessoas morreram no conflito iemenita desde março de 2015, segundo a ONU.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28