sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores brasileiros desenvolvem vacina contra vício de cocaína

Um grupo de investigadores brasileiros está a desenvolver há dois anos e meio uma vacina contra o vício da cocaína, que está em fase de testes em animais, não havendo previsão para ser testada em seres humanos.

"Desenvolvemos uma molécula que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a cocaína", afirmou o professor Ângelo Fátima, do departamento de química orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais e um dos dois responsáveis pela investigação.

Segundo o investigador, os anticorpos bloqueiam a cocaína e impedem a sua chegada ao cérebro, reduzindo os efeitos eufóricos da droga, o que leva a pessoa que toma a droga a perder interesse em consumi-la.

Ângelo Fátima recordou que investigadores norte-americanos desenvolveram um vacina semelhante, mas que com a utilização de uma diferente molécula.

"A nossa molécula é diferente da molécula norte-americana. A nossa não tem proteína", disse, salientando que não revelará o nome da molécula, porque "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.

A vacina só deverá ser utilizada por pacientes altamente motivados para parar de consumir a droga ou para prevenir o abuso de cocaína por crianças e adolescentes, afirmou o investigador.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.