sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores brasileiros desenvolvem vacina contra vício de cocaína

Um grupo de investigadores brasileiros está a desenvolver há dois anos e meio uma vacina contra o vício da cocaína, que está em fase de testes em animais, não havendo previsão para ser testada em seres humanos.

"Desenvolvemos uma molécula que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a cocaína", afirmou o professor Ângelo Fátima, do departamento de química orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais e um dos dois responsáveis pela investigação.

Segundo o investigador, os anticorpos bloqueiam a cocaína e impedem a sua chegada ao cérebro, reduzindo os efeitos eufóricos da droga, o que leva a pessoa que toma a droga a perder interesse em consumi-la.

Ângelo Fátima recordou que investigadores norte-americanos desenvolveram um vacina semelhante, mas que com a utilização de uma diferente molécula.

"A nossa molécula é diferente da molécula norte-americana. A nossa não tem proteína", disse, salientando que não revelará o nome da molécula, porque "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.

A vacina só deverá ser utilizada por pacientes altamente motivados para parar de consumir a droga ou para prevenir o abuso de cocaína por crianças e adolescentes, afirmou o investigador.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.