sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores brasileiros desenvolvem vacina contra vício de cocaína

Um grupo de investigadores brasileiros está a desenvolver há dois anos e meio uma vacina contra o vício da cocaína, que está em fase de testes em animais, não havendo previsão para ser testada em seres humanos.

"Desenvolvemos uma molécula que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a cocaína", afirmou o professor Ângelo Fátima, do departamento de química orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais e um dos dois responsáveis pela investigação.

Segundo o investigador, os anticorpos bloqueiam a cocaína e impedem a sua chegada ao cérebro, reduzindo os efeitos eufóricos da droga, o que leva a pessoa que toma a droga a perder interesse em consumi-la.

Ângelo Fátima recordou que investigadores norte-americanos desenvolveram um vacina semelhante, mas que com a utilização de uma diferente molécula.

"A nossa molécula é diferente da molécula norte-americana. A nossa não tem proteína", disse, salientando que não revelará o nome da molécula, porque "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.

A vacina só deverá ser utilizada por pacientes altamente motivados para parar de consumir a droga ou para prevenir o abuso de cocaína por crianças e adolescentes, afirmou o investigador.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes