sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores brasileiros desenvolvem vacina contra vício de cocaína

Um grupo de investigadores brasileiros está a desenvolver há dois anos e meio uma vacina contra o vício da cocaína, que está em fase de testes em animais, não havendo previsão para ser testada em seres humanos.

"Desenvolvemos uma molécula que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a cocaína", afirmou o professor Ângelo Fátima, do departamento de química orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais e um dos dois responsáveis pela investigação.

Segundo o investigador, os anticorpos bloqueiam a cocaína e impedem a sua chegada ao cérebro, reduzindo os efeitos eufóricos da droga, o que leva a pessoa que toma a droga a perder interesse em consumi-la.

Ângelo Fátima recordou que investigadores norte-americanos desenvolveram um vacina semelhante, mas que com a utilização de uma diferente molécula.

"A nossa molécula é diferente da molécula norte-americana. A nossa não tem proteína", disse, salientando que não revelará o nome da molécula, porque "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.

A vacina só deverá ser utilizada por pacientes altamente motivados para parar de consumir a droga ou para prevenir o abuso de cocaína por crianças e adolescentes, afirmou o investigador.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.