sicnot

Perfil

Mundo

Já há burquíni para homens

jounna.com

Um franco-marroquino diz ter inventado um "traje de banho islâmico para homens", uma espécie de burquíni masculino que cobre a parte do corpo que vai do umbigo aos joelhos, como o próprio descreve no portal da internet telquel.ma.

Lhocine Elboukhte, um berbere de Tiznit, no sul de Marrocos, a viver na região parisiense, diz que a ideia lhe surgiu no início desta década, por não conseguir encontrar calções de banho adequados à tradição islâmica com que pudesse ir à praia.

Primeiro começou por desenhar ele mesmo uma espécie de calças curtas alargadas em cima e em baixo e encarregou um costureiro de Agadir para fazer o modelo, que teve êxito imediato entre os seus amigos, tanto que teve a ideia de criar uma marca e uma empresa (www.jounna.com) com que começou a comercializar os seus novos modelos de calções de banho em 2013.

Os assessórios de banho são em algodão, ajustados abaixo dos joelhos com um elástico e em cima do umbigo com um cordão.

Elboukhte criou um blogue para explicar a filosofia da sua empresa e diz que já vendeu 400 modelos dos seus calções em Marrocos, França, Bélgica e Reino Unido.

O portal na internet acrescenta que a iniciativa de Elboukhte tem já concorrentes em França, como a empresa Awraswim, que comercializa o seu próprio modelo de calções islâmicos masculinos, no caso, um calção de licra, ajustado ao corpo desde o umbigo aos joelhos, e, em cima, um segundo calção de algodão mais folgado.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.