sicnot

Perfil

Mundo

Já há burquíni para homens

jounna.com

Um franco-marroquino diz ter inventado um "traje de banho islâmico para homens", uma espécie de burquíni masculino que cobre a parte do corpo que vai do umbigo aos joelhos, como o próprio descreve no portal da internet telquel.ma.

Lhocine Elboukhte, um berbere de Tiznit, no sul de Marrocos, a viver na região parisiense, diz que a ideia lhe surgiu no início desta década, por não conseguir encontrar calções de banho adequados à tradição islâmica com que pudesse ir à praia.

Primeiro começou por desenhar ele mesmo uma espécie de calças curtas alargadas em cima e em baixo e encarregou um costureiro de Agadir para fazer o modelo, que teve êxito imediato entre os seus amigos, tanto que teve a ideia de criar uma marca e uma empresa (www.jounna.com) com que começou a comercializar os seus novos modelos de calções de banho em 2013.

Os assessórios de banho são em algodão, ajustados abaixo dos joelhos com um elástico e em cima do umbigo com um cordão.

Elboukhte criou um blogue para explicar a filosofia da sua empresa e diz que já vendeu 400 modelos dos seus calções em Marrocos, França, Bélgica e Reino Unido.

O portal na internet acrescenta que a iniciativa de Elboukhte tem já concorrentes em França, como a empresa Awraswim, que comercializa o seu próprio modelo de calções islâmicos masculinos, no caso, um calção de licra, ajustado ao corpo desde o umbigo aos joelhos, e, em cima, um segundo calção de algodão mais folgado.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.