sicnot

Perfil

Mundo

Japão alerta para riscos do Brexit durante cimeira do G20

reuters

Tóquio lançou hoje alertas sobre os perigos do Brexit, dizendo que as empresas japonesas podem mudar as suas operações do Reino Unido para outros países da Europa se perderem acesso ao mercado único.

Com a cimeira do G20 a decorrer na China, uma equipa do Governo japonês apelou ao Reino Unido e à União Europeia que minimizem os "efeitos nocivos" do 'Brexit' sobre as empresas que encaram o Reino Unido como uma porta para a Europa.

Algumas das empresas mais conhecidas do Japão, incluindo a Toyota, a Hitachi e o banco de investimento Nomura, estão a reavaliar os seus investimentos no Reino Unido depois do voto a favor da saída da União Europeia em junho, segundo um relatório apresentado por Tóquio.

"Os negócios japoneses com sede europeia no Reino Unido podem decidir transferir o seu escritório principal para a Europa continental se as leis da União Europeia deixarem de ser aplicáveis no Reino Unido após a saída", diz o documento de 15 páginas.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e a líder britânica, Theresa May, vão reunir-se durante a cimeira, esperando-se que o 'Brexit' seja um dos temas da agenda.

O Japão alertou que algumas das suas empresas foram atraídas para o Reino Unido pela promessa de que ali teriam uma porta para entrar no alargado mercado europeu.

"Pedimos que o Reino Unido considere seriamente este facto e responda de forma responsável para minimizar efeitos negativos nesses negócios", indica o relatório.

Mais de mil empresas japonesas operam no Reino Unido, empregando cerca de 140 mil pessoas, e o investimento direto do Japão no país já ultrapassou os 96 mil milhões de dólares.

  • A chegada atribulada de Obama à Cimeira do G20
    1:38

    Mundo

    A chegada de Barack Obama à China, para a Cimeira do G20, foi tudo menos tranquila por várias falhas no protocolo. Sem uma escada alta que lhe permitisse descer do avião, o Presidente norte-americano saiu pelo porão, sem que os jornalistas que levava pudessem assistir.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.