sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da China e Japão vão reunir-se hoje

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai reunir-se hoje com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, após a cimeira do G20, numa altura de renovadas tensões entre os dois países, devido a disputas territoriais.

"Existem questões difíceis entre o Japão e a China e, por isso, é importante que os líderes realizem uma troca honesta de opiniões e melhorem as relações", disse aos jornalistas Yoshihide Suga, o chefe de Gabinete do primeiro-ministro japonês.

O encontro vai-se realizar após o fim da cimeira do G20, que está a decorrer em Hangzhou, na costa leste da China.

Pequim e Tóquio vivem renovadas tensões, em torno da soberania do arquipélago Diaoyu (Senkaku para o Japão), no Mar da China Oriental.

A última vez que os dois líderes se encontraram foi em 2014, à margem do Fórum da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), num momento que ficou marcado pela forma fria com que se cumprimentaram.

As relações voltaram a deteriorar-se nos últimos meses, devido às críticas do Japão à postura da China no Mar do Sul da China, onde Pequim tem construído ilhas artificiais e instalações militares.

Abe criticou abertamente a China por recusar acatar com a decisão de um tribunal internacional, que ditou que as reclamações chinesas de quase todo o Mar do Sul da China não têm base legal.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..