sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da China e Japão vão reunir-se hoje

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai reunir-se hoje com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, após a cimeira do G20, numa altura de renovadas tensões entre os dois países, devido a disputas territoriais.

"Existem questões difíceis entre o Japão e a China e, por isso, é importante que os líderes realizem uma troca honesta de opiniões e melhorem as relações", disse aos jornalistas Yoshihide Suga, o chefe de Gabinete do primeiro-ministro japonês.

O encontro vai-se realizar após o fim da cimeira do G20, que está a decorrer em Hangzhou, na costa leste da China.

Pequim e Tóquio vivem renovadas tensões, em torno da soberania do arquipélago Diaoyu (Senkaku para o Japão), no Mar da China Oriental.

A última vez que os dois líderes se encontraram foi em 2014, à margem do Fórum da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), num momento que ficou marcado pela forma fria com que se cumprimentaram.

As relações voltaram a deteriorar-se nos últimos meses, devido às críticas do Japão à postura da China no Mar do Sul da China, onde Pequim tem construído ilhas artificiais e instalações militares.

Abe criticou abertamente a China por recusar acatar com a decisão de um tribunal internacional, que ditou que as reclamações chinesas de quase todo o Mar do Sul da China não têm base legal.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07