sicnot

Perfil

Mundo

Marinha italiana resgata seis corpos e salva cerca de 500 migrantes

A Marinha de Guerra italiana anunciou esta segunda-feira ter recuperado os corpos de seis migrantes durante operações de patrulha no Mar Mediterrâneo, que permitiram também salvar cerca de 500 pessoas.

"Os nossos barcos recuperaram com vida cerca de 500 pessoas durante os seis dias de operações de socorro", lê-se num comunicado da Marinha de Guerra italiana, que lamentou, por outro lado, a morte de seis migrantes e assegurou que o patrulhamento nas águas do Mediterrâneo vai continuar para tentar encontrar mais sobreviventes.

A Itália mantém no Mediterrâneo um grande número de navios numa operação que se estende até à costa da Líbia.

Desde fins de agosto que a costa italiana está a ser atingida por uma nova vaga de migrantes, tendo a Marinha de Guerra socorrido cerca de 14.000 pessoas no espaço de cinco dias.

Segundo as estatísticas do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), de janeiro a 1 de setembro deste ano chegaram a Itália 117.590 migrantes, números praticamente idênticos ao mesmo período de 2015.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.