sicnot

Perfil

Mundo

Obama recusa reunir-se com o Presidente das Filipinas

O Presidente norte-americano, Barack Obama, recusou reunir-se, no Laos, com o seu homólogo filipino, como esteve previsto, após uma tensa troca de críticas sobre a controvérsia campanha antidroga realizada pelo novo líder da Filipinas.

"O Presidente Obama não manterá uma reunião bilateral com o Presidente Duterte, das Filipinas, esta tarde [de terça-feira, 06 de setembro, hora local de Laos]", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ned Price, num comunicado distribuído em Washington.

"Em vez disso, [Obama] irá reunir-se com a Presidente Park [Geun-hye] da Coreia do Sul esta tarde", acrescentou Price.

Horas antes da divulgação do comunicado, o Presidente norte-americano afirmou que não estava claro se deveria reunir-se com Rodrigo Duterte e indicou que tinha solicitado à sua equipa que realizasse algumas diligências sobre este assunto.

"O que fiz foi pedir à minha equipa para que fale com a parte filipina para perceber se trata de um momento em que possamos manter conversações construtivas", sublinhou Obama, numa conferência de imprensa no final da cimeira do G20 em Hangzhou (leste da China).

Pouco antes, o Presidente filipino tinha insultado Obama e avisou-o que, caso se encontrassem no Laos esta semana, não mencionasse a questão da sua controvérsia campanha antidroga, em que já morreram mais de 2.000 pessoas desde junho nas Filipinas.

"Deve ser respeitoso, não me faça perguntas. Filho da p..., vou insultá-lo nesse fórum" de Laos, afirmou Duterte numa conferência de imprensa esta segunda-feira, referindo-se a Obama.

Questionado sobre este assunto, Obama considerou que o seu homólogo filipino "é um tipo extravagante", e que se chegasse a reunir-se com ele, pensava expor-lhe a preocupação dos Estados Unidos em relação à sua campanha de execuções extrajudiciais.

O Presidente norte-americano considerou que a gestão do tráfico de drogas deve ser feita "da forma adequada", respeitando "as normas internacionais básicas", sustentou.

A guerra contra a droga comandada por Duterte tem merecido numerosas críticas de organizações como as Nações Unidas, tanto pelo elevado número de mortos como pelo que consideram violações de direitos e liberdades fundamentais.

Obama tornou-se hoje o primeiro Presidente norte-americano a visitar o Laos, uma viagem histórica em que participará numa cimeira entre os Estados Unidos e os dez países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e numa outra das nações do Leste Asiático.

Lusa

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

    Em atualização

  • Ânimos exaltados no Barreiro devido à greve da Transtejo e Soflusa
    5:43

    Economia

    A empresa decretou serviços mínimos e duas embarcações fizeram o transporte de passageiros entre as 05:00 e as 07:00, esta quinta-feira. Ainda assim muitos foram impedidos de fazer a travessia apesar de, contam os passageiros, os barcos não estarem cheios. Os ânimos exaltaram-se, como nos conta o repórter da SIC que está no no Barreiro a acompanhar a greve parcial da Transtejo e da Soflusa.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.