sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 23 mortos em incêndio numa prisão da Etiópia

Pelo menos 23 pessoas morreram no fim de semana no decurso de um incêndio na prisão de Qilinto, nos arredores de Adis Abeba, onde estão detidos numerosos presos políticos etíopes, referiram esta segunda-feira os media locais.

O incêndio ocorreu no sábado nesta prisão de alta segurança, onde posteriormente os guardas prisionais começaram a disparar contra alguns presos, supostamente para impedir a sua fuga.

Um total de 21 pessoas morreram asfixiadas ou devido a graves queimaduras, enquanto outros detidos foram atingidos a tiro quando tentavam escapar, referiu hoje a televisão etíope Fana Broadcasting Corporate (FBC), ao citar fontes governamentais.

Segundo a versão do Governo etíope, o incêndio foi provocado por alguns prisioneiros que planeavam evadir-se desta prisão, onde estão encarcerados líderes da oposição, ativistas e jornalistas.

As forças de segurança provocaram a morte desde novembro a mais de 500 pessoas, na maioria manifestantes, e detiveram milhares no decurso da repressão dos protestos registados em Oromia, a maior região da Etiópia, segundo as estimativas de várias organizações, incluindo a Human Rights Watch (HRW).

O Governo etíope detém de forma sistemática intelectuais e figuras proeminentes entre os oromo, por recear que a sua influência possa suscitar protestos mais amplos contra o poder.

Em abril de 2014 tinham já ocorrido manifestações semelhantes, que provocaram mortes, feridos e detenções de manifestantes.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.