sicnot

Perfil

Mundo

Será que o Super-Homem fica mesmo irreconhecível quando usa óculos?

O disfarce de Clark Kent, jornalista que se transforma em Super-Homem, tem sido uns simples óculos. Um acessório que para muitos poderá ser considerado insuficiente para dificultar o reconhecimento facial. A verdade é que um estudo veio demonstrar que, por incrível que pareça, os óculos são muitas vezes eficazes quando se pretende ocultar a identidade.

Uma investigação realizada na Universidade de York, no Reino Unido, colocou lado a lado duas fotos da mesma pessoa, sendo que algumas delas surgiam a usar óculos.

Essas imagens foram mostradas a 59 participantes a quem era pedido que dissessem se as fotos eram da mesma pessoa. As fotografias foram divididas em três categorias: pessoas com óculos, imagens de indivíduos sem óculos, e outra com e sem óculos.

Na primeira vez em que os voluntários se submeteram ao teste, 80% deram a resposta correta. Contudo, na última vez em que observaram as fotografias, a percentagem de erro aumentou 6%. Pode parecer pouco, mas mostra como o simples uso de óculos pode dificultar a identificação de uma pessoa.

O resultado deste estudo funciona também como um alerta no que diz respeito às medidas de segurança a tomar pelas autoridades, nomeadamente na identificação de um indivíduo a partir de cartas de condução, passaportes e outros cartões de identificação, importantes por exemplo no controle fronteiriço de entrada e saída de cidadãos.

"Quantas pessoas passam pelo controle de passaportes do aeroporto de Atlanta durante um ano? Mais de 100 milhões. Ou seja, 6% representa 6 milhões de identificações erradas", realça Kay Ritchie, coautor do estudo da Universidade de York.

  • Hans Zimmer explica a banda sonora de Batman v Super-Homem
    4:32

    Cultura

    O filme "Batman versus Super-Homem - O despertar da justiça" já conta com mais de 280 mil espectadores só em Portugal. A interpretação dos atores é complementada pelo trabalho técnico e de produção feito muito antes da data de estreia. A SIC falou em exclusivo com compositor Hans Zimmer responsável banda sonora do filme.

  • Livro raro do Super Homem recebe oferta de dois milhões de euros no ebay

    Cultura

    Um livro raro do Super Homem recebeu uma oferta de cerca de dois milhões de euros no ebay. O livro assiná-la a estreia do super homem em 1938 e é considerado a banda desenhada que lançou a indústria dos super heróis. O vendedor tem recebido inúmeras ofertas desde que colocou o livro para leilão. A oferta mais alta até agora é de cerca de dois milhões de euros mas ainda assim o proprietário diz que preferia ver o livro vendido por um preço ainda mais elevado. Existem apenas alguns exemplares deste volume mas cerca de sete se aproximam das excelentes condições que este exemplar apresenta.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12
  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42

    Mundo

    Depois da crise dos telemóveis Samsung Note 7 com bateria defeituosa que podia explodir, a marca tinha que lançar um aparelho inovador. O S8 foi anunciado esta quarta-feira em Londres. O repórter da SIC, Lourenço Medeiros, foi ver como é.

    Enviado SIC