sicnot

Perfil

Mundo

Sonda localiza robô Philae desaparecido há quase dois anos

As câmeras da sonda espacial Rosetta localizaram o robô Philae pela primeira vez desde que este aterrou no cometa 67P em novembro de 2014. A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Agência Espacial Europeia.

O Philae estava em parte incerta desde novembro de 2014, depois de ter sido lançado para recolher dados sobre a superfície do 67P, e sabe-se que desde julho do ano passado tem estado em "hibernação".

Através das imagens agora recolhidas é possível perceber que o pequeno robô ficou preso numa fenda.

"Menos de um mês antes do final da missão, a câmera de alta resolução da Rosetta revelou o local em que Philae pousou, uma fenda escura do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko", informou a agência em comunicado.

Já a Rosetta, responsável por este achado, terminará a sua misssão no dia 30 de setembro, depois de 12 anos de viagem espacial, viagem essa que permitiu avanços no conhecimento destes corpos celestes.


  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão