sicnot

Perfil

Mundo

Sonda localiza robô Philae desaparecido há quase dois anos

As câmeras da sonda espacial Rosetta localizaram o robô Philae pela primeira vez desde que este aterrou no cometa 67P em novembro de 2014. A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Agência Espacial Europeia.

O Philae estava em parte incerta desde novembro de 2014, depois de ter sido lançado para recolher dados sobre a superfície do 67P, e sabe-se que desde julho do ano passado tem estado em "hibernação".

Através das imagens agora recolhidas é possível perceber que o pequeno robô ficou preso numa fenda.

"Menos de um mês antes do final da missão, a câmera de alta resolução da Rosetta revelou o local em que Philae pousou, uma fenda escura do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko", informou a agência em comunicado.

Já a Rosetta, responsável por este achado, terminará a sua misssão no dia 30 de setembro, depois de 12 anos de viagem espacial, viagem essa que permitiu avanços no conhecimento destes corpos celestes.


  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.