sicnot

Perfil

Mundo

Sonda localiza robô Philae desaparecido há quase dois anos

As câmeras da sonda espacial Rosetta localizaram o robô Philae pela primeira vez desde que este aterrou no cometa 67P em novembro de 2014. A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Agência Espacial Europeia.

O Philae estava em parte incerta desde novembro de 2014, depois de ter sido lançado para recolher dados sobre a superfície do 67P, e sabe-se que desde julho do ano passado tem estado em "hibernação".

Através das imagens agora recolhidas é possível perceber que o pequeno robô ficou preso numa fenda.

"Menos de um mês antes do final da missão, a câmera de alta resolução da Rosetta revelou o local em que Philae pousou, uma fenda escura do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko", informou a agência em comunicado.

Já a Rosetta, responsável por este achado, terminará a sua misssão no dia 30 de setembro, depois de 12 anos de viagem espacial, viagem essa que permitiu avanços no conhecimento destes corpos celestes.


  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.