sicnot

Perfil

Mundo

Filipinas dizem "não ter qualquer problema com os Estados Unidos"

O Governo das Filipinas disse hoje "não ter qualquer problema com os Estados Unidos", depois de o Presidente Rodrigo Duterte ter insultado Barack Obama, o que levou o chefe de Estado norte-americano a cancelar um encontro entre os dois.

Duterte insultou Obama na noite de segunda-feira depois de o Presidente dos Estados Unidos ter criticado a sua 'guerra' contra as drogas que já causou a morte de 2.500 pessoas, antes de viajar para o Laos onde os dois líderes participam na cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Após o incidente, Obama cancelou uma reunião bilateral que os dois tinham agendado.

Num entrevista à emissora filipina Duterte, o secretário executivo da Presidência das Filipinas, Salvador Medialdea, tentou desvalorizar a situação.

"O Presidente Duterte simplesmente queria dizer que temos o nosso próprio território, por isso deixem-nos lidar com os nossos problemas à nossa maneira", disse.

"Esperamos que discussões deste tipo possam ser evitadas, já que realmente não temos qualquer problema com os Estados Unidos", afirmou.

Minutos antes de partir para o Laos, Duterte rejeitou qualquer intromissão de outros países na sua campanha antidroga, que considera um assunto interno.

"Deve ser respeitoso, não me faça perguntas. Filho da p..., vou insultá-lo nesse fórum", afirmou sobre Obama.

"Já não somos uma colónia dos Estados Unidos. Quem é este homem? O meu único dono é o povo filipino", acrescentou.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.