sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a primeira mulher no mundo a receber transplante facial

© Reuters

A primeira mulher no mundo a receber um transplante na cara, a francesa Isabelle Dinoire, morreu em abril "após doença prolongada", confirmou esta terça-feira o hospital francês onde se realizou o procedimento médico.

Em 2005, Isabelle Dinoire, então com 38 anos, recebeu um transplante de nariz, lábios e queixo de uma dadora em morte cerebral. A cara de Isabelle tinha sido mordida pelo seu cão.

O hospital em Amiens, norte de França, confirmou hoje a morte da "primeira doente no mundo a receber um transplante de cara, numa operação realizada pelo Professor [Bernard] Devauchelle e a sua equipa, a 27 de novembro de 2005".

O hospital realçou que a sua morte não tinha sido ainda divulgada para proteger a privacidade da família.

O jornal Le Figaro noticiou que o corpo de Dinoire tinha rejeitado o transplante no ano passado e que ela tinha "parcialmente perdido o uso dos lábios".

A medicação que Dinoire tinha vindo a tomar para evitar a rejeição do transplante deixou-a mais suscetível ao cancro. Dinoire acabou por desenvolver dois tipos de cancro, acrescentou o jornal.

Lusa

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.