sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a primeira mulher no mundo a receber transplante facial

© Reuters

A primeira mulher no mundo a receber um transplante na cara, a francesa Isabelle Dinoire, morreu em abril "após doença prolongada", confirmou esta terça-feira o hospital francês onde se realizou o procedimento médico.

Em 2005, Isabelle Dinoire, então com 38 anos, recebeu um transplante de nariz, lábios e queixo de uma dadora em morte cerebral. A cara de Isabelle tinha sido mordida pelo seu cão.

O hospital em Amiens, norte de França, confirmou hoje a morte da "primeira doente no mundo a receber um transplante de cara, numa operação realizada pelo Professor [Bernard] Devauchelle e a sua equipa, a 27 de novembro de 2005".

O hospital realçou que a sua morte não tinha sido ainda divulgada para proteger a privacidade da família.

O jornal Le Figaro noticiou que o corpo de Dinoire tinha rejeitado o transplante no ano passado e que ela tinha "parcialmente perdido o uso dos lábios".

A medicação que Dinoire tinha vindo a tomar para evitar a rejeição do transplante deixou-a mais suscetível ao cancro. Dinoire acabou por desenvolver dois tipos de cancro, acrescentou o jornal.

Lusa

  • Fogo em Setúbal dominado
    2:31

    País

    O incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal está dominado. As chamas chegaram a ameaçar as casas, o que obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas das habitações, como medida de precaução. Também o Hotel do Sado teve de ser evacuado.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.