sicnot

Perfil

Mundo

Apagar a memória para tratar o vício da cocaína

© Brian Snyder / Reuters

Uma nova terapia está a gerar novas expectativas no tratamento dos toxicodependentes, através da eliminação da memória.

O tratamento, ainda em fase experimental, está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade de Cardiff e é publicado na revista eLife. Promete limpar as memórias associadas ao efeito da cocaína - uma das razões peças quais os seus utilizadores a consideram uma droga tão aditiva.

Este tipo de droga causa um aumento da dopamina no cérebro e cria uma sensação de euforia e compulsão, relacionado com o sistema límbico - responsável pelo prazer e pela motivação.

Em experiências de laboratório com ratinhos viciados em cocaína, a equipa de investigação descobriu que, ao dar-lhes a molécula PD325901, eles agiam como se nunca tivessem sido viciados ou tomado sequer a droga. A explicação é a de que os circuitos cerebrais associados ao prazer tinham sido apagados.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.