sicnot

Perfil

Mundo

Apagar a memória para tratar o vício da cocaína

© Brian Snyder / Reuters

Uma nova terapia está a gerar novas expectativas no tratamento dos toxicodependentes, através da eliminação da memória.

O tratamento, ainda em fase experimental, está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade de Cardiff e é publicado na revista eLife. Promete limpar as memórias associadas ao efeito da cocaína - uma das razões peças quais os seus utilizadores a consideram uma droga tão aditiva.

Este tipo de droga causa um aumento da dopamina no cérebro e cria uma sensação de euforia e compulsão, relacionado com o sistema límbico - responsável pelo prazer e pela motivação.

Em experiências de laboratório com ratinhos viciados em cocaína, a equipa de investigação descobriu que, ao dar-lhes a molécula PD325901, eles agiam como se nunca tivessem sido viciados ou tomado sequer a droga. A explicação é a de que os circuitos cerebrais associados ao prazer tinham sido apagados.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC