sicnot

Perfil

Mundo

Apagar a memória para tratar o vício da cocaína

© Brian Snyder / Reuters

Uma nova terapia está a gerar novas expectativas no tratamento dos toxicodependentes, através da eliminação da memória.

O tratamento, ainda em fase experimental, está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade de Cardiff e é publicado na revista eLife. Promete limpar as memórias associadas ao efeito da cocaína - uma das razões peças quais os seus utilizadores a consideram uma droga tão aditiva.

Este tipo de droga causa um aumento da dopamina no cérebro e cria uma sensação de euforia e compulsão, relacionado com o sistema límbico - responsável pelo prazer e pela motivação.

Em experiências de laboratório com ratinhos viciados em cocaína, a equipa de investigação descobriu que, ao dar-lhes a molécula PD325901, eles agiam como se nunca tivessem sido viciados ou tomado sequer a droga. A explicação é a de que os circuitos cerebrais associados ao prazer tinham sido apagados.

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.