sicnot

Perfil

Mundo

Avião com destino à Malásia aterrou por engano em Melbourne

© Edgar Su / Reuters

Com 212 pessoas a bordo, um avião aterrou por engano em Melbourne, em vez de Kuala Lumpur. Isto aconteceu depois do capitão colocar as coordenadas erradas.

O voo A330 estava agendado para partir do Aeroporto Internacional de Sidney às 11:55 no dia 10 de março de 2015, prevendo que chegasse a Kuala Lumpur nove horas depois. Contudo, a combinação entre coordenadas erradas, uma tripulação que ignorou os avisos do sistema e o mau tempo em Sidney, levou o avião a aterrar em Melbourne depois das 14:00.

O Aeroporto de Melbourne fica a 722 quilómetros de Sidney, enquanto o de Kuala Lumpur fica a 6.611 quilómetros.

Segundo um relatório publicado esta quarta-feira pelo Departamento de Segurança nos Transportes da Austrália, o problema aconteceu quando o capitão e o oficial foram obrigados a trocar de lugar. Normalmente, o capitão teria de fazer uma inspeção externa do avião, enquanto o oficial deveria ficar no cockpit a completar os procedimentos precisos para o avião levantar voo.

Contudo, neste dia, o capitão e o oficial trocaram de lugares, levando o capitão a introduzir as coordenadas erradas. Os membros da tripulação tiveram "muitas oportunidades para identificar e corrigir o erro", dizia o relatório. No entanto, a tripulação não percebeu o erro até o avião estar no ar e começar a viajar na direção errada. Várias mensagens de alerta deram a conhecer o erro antes da partida, mas a tripulação escolheu ignorar os avisos.

O relatório concluiu que até a tripulação não está imune aos erros de introdução de dados no sistema e aconselhou a companhia aérea a fazer um upgrade dos seus sistemas de voo.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.