sicnot

Perfil

Mundo

Avião com destino à Malásia aterrou por engano em Melbourne

© Edgar Su / Reuters

Com 212 pessoas a bordo, um avião aterrou por engano em Melbourne, em vez de Kuala Lumpur. Isto aconteceu depois do capitão colocar as coordenadas erradas.

O voo A330 estava agendado para partir do Aeroporto Internacional de Sidney às 11:55 no dia 10 de março de 2015, prevendo que chegasse a Kuala Lumpur nove horas depois. Contudo, a combinação entre coordenadas erradas, uma tripulação que ignorou os avisos do sistema e o mau tempo em Sidney, levou o avião a aterrar em Melbourne depois das 14:00.

O Aeroporto de Melbourne fica a 722 quilómetros de Sidney, enquanto o de Kuala Lumpur fica a 6.611 quilómetros.

Segundo um relatório publicado esta quarta-feira pelo Departamento de Segurança nos Transportes da Austrália, o problema aconteceu quando o capitão e o oficial foram obrigados a trocar de lugar. Normalmente, o capitão teria de fazer uma inspeção externa do avião, enquanto o oficial deveria ficar no cockpit a completar os procedimentos precisos para o avião levantar voo.

Contudo, neste dia, o capitão e o oficial trocaram de lugares, levando o capitão a introduzir as coordenadas erradas. Os membros da tripulação tiveram "muitas oportunidades para identificar e corrigir o erro", dizia o relatório. No entanto, a tripulação não percebeu o erro até o avião estar no ar e começar a viajar na direção errada. Várias mensagens de alerta deram a conhecer o erro antes da partida, mas a tripulação escolheu ignorar os avisos.

O relatório concluiu que até a tripulação não está imune aos erros de introdução de dados no sistema e aconselhou a companhia aérea a fazer um upgrade dos seus sistemas de voo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.