sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos por cesariana têm maior probabilidade de ser obesos

Os bebés nascidos por cesariana têm mais probabilidade de ser obesos enquanto crianças e também na vida adulta. A conclusão é de um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, que teve início em 1996 e que acompanhou a evolução de 22 mil bebés. A investigação analisou diversos fatores que podem influenciar a saúde e o peso dos agora jovens adultos.

A investigações que o facto de terem nascido por cesariana contribui para uma maior incidência da obesidade desde crianças, durante a adolescência e no início da vida adulta.

"Os partos por cesariana são sem dúvida necessários e em muitos casos fundamentais para salvar vidas", refere o nutricionista de epidemiologista Jorge Chavarro, da Universidade de Harvard, ao Science Alert.

"Mas as cesarianas também implica vários riscos para a mãe e para o recém-nascido. A nossa pesquisa mostra que o risco de obesidade é outro fator a ter em consideração", sublinha o especialista.

Os dados deste estudo mostram que os participantes que nasceram por cesariana (22% do grupo) têm 15% mais probabilidade de ser obesos em comparação com os que nasceram por parto vaginal (os restantes 78%).

Outro dado relevante desta investigação é que o risco de obesidade aumenta no caso de mães que foram submetidas a cesariana sem ter registo de um motivo de saúde que justificasse a realização desse tipo de parto. Nestes casos, verificou-se que os bebés vieram a ter mais 30% de probabilidade de sofrer de obesidade do que os nascidos por parto vaginal.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.