sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos por cesariana têm maior probabilidade de ser obesos

Os bebés nascidos por cesariana têm mais probabilidade de ser obesos enquanto crianças e também na vida adulta. A conclusão é de um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, que teve início em 1996 e que acompanhou a evolução de 22 mil bebés. A investigação analisou diversos fatores que podem influenciar a saúde e o peso dos agora jovens adultos.

A investigações que o facto de terem nascido por cesariana contribui para uma maior incidência da obesidade desde crianças, durante a adolescência e no início da vida adulta.

"Os partos por cesariana são sem dúvida necessários e em muitos casos fundamentais para salvar vidas", refere o nutricionista de epidemiologista Jorge Chavarro, da Universidade de Harvard, ao Science Alert.

"Mas as cesarianas também implica vários riscos para a mãe e para o recém-nascido. A nossa pesquisa mostra que o risco de obesidade é outro fator a ter em consideração", sublinha o especialista.

Os dados deste estudo mostram que os participantes que nasceram por cesariana (22% do grupo) têm 15% mais probabilidade de ser obesos em comparação com os que nasceram por parto vaginal (os restantes 78%).

Outro dado relevante desta investigação é que o risco de obesidade aumenta no caso de mães que foram submetidas a cesariana sem ter registo de um motivo de saúde que justificasse a realização desse tipo de parto. Nestes casos, verificou-se que os bebés vieram a ter mais 30% de probabilidade de sofrer de obesidade do que os nascidos por parto vaginal.

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.