sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos por cesariana têm maior probabilidade de ser obesos

Os bebés nascidos por cesariana têm mais probabilidade de ser obesos enquanto crianças e também na vida adulta. A conclusão é de um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, que teve início em 1996 e que acompanhou a evolução de 22 mil bebés. A investigação analisou diversos fatores que podem influenciar a saúde e o peso dos agora jovens adultos.

A investigações que o facto de terem nascido por cesariana contribui para uma maior incidência da obesidade desde crianças, durante a adolescência e no início da vida adulta.

"Os partos por cesariana são sem dúvida necessários e em muitos casos fundamentais para salvar vidas", refere o nutricionista de epidemiologista Jorge Chavarro, da Universidade de Harvard, ao Science Alert.

"Mas as cesarianas também implica vários riscos para a mãe e para o recém-nascido. A nossa pesquisa mostra que o risco de obesidade é outro fator a ter em consideração", sublinha o especialista.

Os dados deste estudo mostram que os participantes que nasceram por cesariana (22% do grupo) têm 15% mais probabilidade de ser obesos em comparação com os que nasceram por parto vaginal (os restantes 78%).

Outro dado relevante desta investigação é que o risco de obesidade aumenta no caso de mães que foram submetidas a cesariana sem ter registo de um motivo de saúde que justificasse a realização desse tipo de parto. Nestes casos, verificou-se que os bebés vieram a ter mais 30% de probabilidade de sofrer de obesidade do que os nascidos por parto vaginal.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.