sicnot

Perfil

Mundo

Fortes chuvadas na Grécia provocam pelo menos três mortos

Pelo menos três pessoas morreram nas últimas 24 horas em Kalamata, no sul da Grécia, devido às fortes chuvadas que afetaram uma boa parte do país, informaram as autoridades locais.

Segundo informou à imprensa o presidente da autarquia de Kalamara, Panayiotis Nikas, uma mulher de 62 anos com deficiência foi encontrada morta em sua casa, situada nas imediações da capital.

Na mesma localidade de Kalamata, capital da região de Mesenia, foi encontrada igualmente sem vida uma outra mulher de 80 anos que vivia no sótão de um edifício.

Também um homem de 90 anos morreu numa povoação dos arredores, enquanto permanece desaparecida uma outra mulher que cuidava deste.

Os serviços dos bombeiros tiveram que atender centenas de chamadas com pedidos de auxílio, com as autoridades a qualificar este como o pior temporal em muitos anos.

Sete povoações mantêm-se isoladas porque as estradas de acesso estão inundadas.

As autoridades locais solicitaram aos responsáveis da região de Mesenia que seja declarado o estado de emergência.

Segundo as primeiras estimativas, também morreram vários animais como consequência das chuvas torrenciais.

Também em outros pontos do país, especialmente no centro e no norte, registaram-se fortes chuvadas, ainda que de momento não haja informações sobre vítimas.

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.