sicnot

Perfil

Mundo

AIEA confirma que Irão continua a cumprir compromissos nucleares

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), encarregada de supervisionar o histórico acordo nuclear entre o Irão e seis grandes potências assinado no ano passado, confirmou esta quinta-feira que a República Islâmica está a cumprir todas as suas obrigações.

Um relatório reservado, hoje divulgado em Viena e ao qual a agência de notícias espanhola Efe teve acesso, precisa que o Irão tem um depósito de urânio enriquecido abaixo do limite máximo permitido de 300 quilos e que não instalou novas centrifugadoras para enriquecer aquele material.

O documento acrescenta que o Irão não avançou na construção do seu reator de água pesada, tal como estava acordado, sempre sob a supervisão da AIEA, que continua a contar com a autorização iraniana para aceder a qualquer instalação atómica sem aviso prévio.

Lusa

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.