sicnot

Perfil

Mundo

AIEA confirma que Irão continua a cumprir compromissos nucleares

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), encarregada de supervisionar o histórico acordo nuclear entre o Irão e seis grandes potências assinado no ano passado, confirmou esta quinta-feira que a República Islâmica está a cumprir todas as suas obrigações.

Um relatório reservado, hoje divulgado em Viena e ao qual a agência de notícias espanhola Efe teve acesso, precisa que o Irão tem um depósito de urânio enriquecido abaixo do limite máximo permitido de 300 quilos e que não instalou novas centrifugadoras para enriquecer aquele material.

O documento acrescenta que o Irão não avançou na construção do seu reator de água pesada, tal como estava acordado, sempre sob a supervisão da AIEA, que continua a contar com a autorização iraniana para aceder a qualquer instalação atómica sem aviso prévio.

Lusa

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC