sicnot

Perfil

Mundo

AIEA confirma que Irão continua a cumprir compromissos nucleares

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), encarregada de supervisionar o histórico acordo nuclear entre o Irão e seis grandes potências assinado no ano passado, confirmou esta quinta-feira que a República Islâmica está a cumprir todas as suas obrigações.

Um relatório reservado, hoje divulgado em Viena e ao qual a agência de notícias espanhola Efe teve acesso, precisa que o Irão tem um depósito de urânio enriquecido abaixo do limite máximo permitido de 300 quilos e que não instalou novas centrifugadoras para enriquecer aquele material.

O documento acrescenta que o Irão não avançou na construção do seu reator de água pesada, tal como estava acordado, sempre sob a supervisão da AIEA, que continua a contar com a autorização iraniana para aceder a qualquer instalação atómica sem aviso prévio.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.