sicnot

Perfil

Mundo

AIEA confirma que Irão continua a cumprir compromissos nucleares

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), encarregada de supervisionar o histórico acordo nuclear entre o Irão e seis grandes potências assinado no ano passado, confirmou esta quinta-feira que a República Islâmica está a cumprir todas as suas obrigações.

Um relatório reservado, hoje divulgado em Viena e ao qual a agência de notícias espanhola Efe teve acesso, precisa que o Irão tem um depósito de urânio enriquecido abaixo do limite máximo permitido de 300 quilos e que não instalou novas centrifugadoras para enriquecer aquele material.

O documento acrescenta que o Irão não avançou na construção do seu reator de água pesada, tal como estava acordado, sempre sob a supervisão da AIEA, que continua a contar com a autorização iraniana para aceder a qualquer instalação atómica sem aviso prévio.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.