sicnot

Perfil

Mundo

AIEA confirma que Irão continua a cumprir compromissos nucleares

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), encarregada de supervisionar o histórico acordo nuclear entre o Irão e seis grandes potências assinado no ano passado, confirmou esta quinta-feira que a República Islâmica está a cumprir todas as suas obrigações.

Um relatório reservado, hoje divulgado em Viena e ao qual a agência de notícias espanhola Efe teve acesso, precisa que o Irão tem um depósito de urânio enriquecido abaixo do limite máximo permitido de 300 quilos e que não instalou novas centrifugadoras para enriquecer aquele material.

O documento acrescenta que o Irão não avançou na construção do seu reator de água pesada, tal como estava acordado, sempre sob a supervisão da AIEA, que continua a contar com a autorização iraniana para aceder a qualquer instalação atómica sem aviso prévio.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.