sicnot

Perfil

Mundo

CIA diz que destruição, sectarismo e matança impedem recomposição de Iraque e Síria

O Iraque e a Síria estão de tal maneira destruídos pela guerra, pelo conflito sectário e pela matança que é incerto "que possam ser reunidos outra vez", afirmou o diretor da CIA, John Brennan.

Durante uma entrevista concedida esta semana ao CTC Sentinel, uma publicação do Centro de Combate ao Terrorismo da academia militar West Point, o dirigente da Agência Central de Informações (CIA, na sigla em Inglês) afirmou que o sistema de direção política nos dois países pode mudar totalmente.

"Não sei se quer o Iraque quer a Síria podem ser reunidos outra vez. Tem havido tanta sangria, tanta destruição, tantas tensões e divisões continuadas, intensas e sectárias", justificou.

"Questiono se iremos ver, durante a minha vida, a criação de um governo central em ambos os países que tenha a capacidade de governar razoavelmente", avançou.

Brennan acrescentou que prevê a ocorrência de algum tipo de estrutura federal a governar regiões autónomas.

Por exemplo, no norte do Iraque e em partes da Síria, as populações curdas já estabeleceram Estados de facto.

Brennan descreveu ainda como o grupo que se designa por Estado Islâmico está a colaborar agora no Iémen com os seus rivais da Al-Qaida para combater inimigos comuns, como os rebeldes Houthi e as forças do governo apoiadas pela coligação árabe.

"Quando mais nos afastarmos do seu [daquele grupo] coração na Síria e no Iraque, mais provável é ver-se a colaboração entre elementos da Al-Qaida, daquele grupo e outros", disse.

"Estamos a vê-lo no Iémen. (...) Há indicações que de facto estão a trabalhar em conjunto", reforçou.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.