sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 110 pessoas bloqueadas nos Alpes a 3.800 metros de altitude

© Arnd Wiegmann / Reuters

Cerca de 110 pessoas permaneciam esta quinta-feira bloqueadas em cabines de teleféricos sobre os glaciares do Monte Branco, nos Alpes, a 3.800 metros de altitude, e deveriam ser transportadas de helicóptero para o vale, referiram fontes locais.

"Cento e dez pessoas estão bloqueadas a 3.800 metros de altitude no teleférico" que liga Ainguille do Mido (3.842 metros), do lado francês, à Pointe Helbronner (3.462 metros), e que assinala a fronteira com a Itália, indicou Georges-François Leclerc, perfeito da Alta-Sabóia, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

Um cruzamento de cabos, ocorrido pelas 16:00 locais (15:00 em Lisboa) "por razões inexplicáveis" está na origem do incidente, e os funcionários da companhia do Monte Branco ainda não tinham conseguido reparar a avaria, referiu à AFP Mathieu Dechavanne, responsável pela empresa de gestão das cabines teleféricas.

A operação helitransportada, que envolve três helicópteros, suíço, francês e italiano, foi então decidida. "Vai durar algum tempo mas as condições atmosféricas são boas", precisou Dechavanne.

"Estamos em contacto com os clientes. Têm água e meios de comunicação mas começam a queixar-se do tempo de espera", acrescentou.

Os teleféricos "Panorama Monte Branco" atravessam os glaciares do Vale Branco e permitem percorrer o maciço do Monte Branco, que culmina a 4.810 metros, desde França e em direção a Itália. Cada cabine dispõe de quatro lugares.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.