sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 110 pessoas bloqueadas nos Alpes a 3.800 metros de altitude

© Arnd Wiegmann / Reuters

Cerca de 110 pessoas permaneciam esta quinta-feira bloqueadas em cabines de teleféricos sobre os glaciares do Monte Branco, nos Alpes, a 3.800 metros de altitude, e deveriam ser transportadas de helicóptero para o vale, referiram fontes locais.

"Cento e dez pessoas estão bloqueadas a 3.800 metros de altitude no teleférico" que liga Ainguille do Mido (3.842 metros), do lado francês, à Pointe Helbronner (3.462 metros), e que assinala a fronteira com a Itália, indicou Georges-François Leclerc, perfeito da Alta-Sabóia, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

Um cruzamento de cabos, ocorrido pelas 16:00 locais (15:00 em Lisboa) "por razões inexplicáveis" está na origem do incidente, e os funcionários da companhia do Monte Branco ainda não tinham conseguido reparar a avaria, referiu à AFP Mathieu Dechavanne, responsável pela empresa de gestão das cabines teleféricas.

A operação helitransportada, que envolve três helicópteros, suíço, francês e italiano, foi então decidida. "Vai durar algum tempo mas as condições atmosféricas são boas", precisou Dechavanne.

"Estamos em contacto com os clientes. Têm água e meios de comunicação mas começam a queixar-se do tempo de espera", acrescentou.

Os teleféricos "Panorama Monte Branco" atravessam os glaciares do Vale Branco e permitem percorrer o maciço do Monte Branco, que culmina a 4.810 metros, desde França e em direção a Itália. Cada cabine dispõe de quatro lugares.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.