sicnot

Perfil

Mundo

Dica para quem gosta de beber de vez em quando: faça exercício

© Tim Wimborne / Reuters

É sabido que o exercício físico traz benefícios para a saúde, mas um novo estudo revela que a praticar desporto traz ainda grandes vantagens para quem costuma beber álcool moderadamente. Sabia que a prática regular de exercício tem a capacidade de anular os riscos para a saúde associados aos consumo moderado de álcool?

O risco de cancro aumenta quando se consomem bebidas alcoólicas, mas o exercício físico tem a capacidade de anular esse risco, revela uma investigação da Universidade de Sydney, na Austrália.

Mais de 36 mil pessoas, residentes em Inglaterra e Escócia, com 40 ou mais anos de idade, foram alvo deste estudo, que acabou por concluir que os benefícios não se limitam à redução do risco de morte por cancro.

"O álcool vai continuar a ser largamente consumido na cultura ocidental, apesar dos danos que causa à saúde do indivíduo e à sociedade em geral", considera Emmanuel Stamatakis, um dos autores da investigação publicada no British Journal of Sports Medicine. Perante esta evidência, a equipa de Stamatakis decidiu investigar se o os danos causados pelo consumo de álcool poderiam ser contrariados com a prática regular de exercício físico.

No caso dos indivíduos que praticam desporto durante o número de horas semanais recomendadas (150 minutos de atividade aeróbica moderada), o risco de morte por cancro resultante do álcool "parece desaparecer completamente", afirma Stamatakis, em entrevista à CNN.

A prática de atividade desportiva da forma recomendada, que poderá incluir natação, caminhada e exercícios que trabalhem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, pode ainda compensar o aumento do risco de mortalidade devido a todos os problemas de saúde causados pelo consumo de álcool.

O estudo concluiu também que os efeitos benéficos são muito elevados no caso das doenças cardiovasculares, cujo risco de vida aumenta com o consumo de álcool.

Naturalmente, os efeitos benéficos do exercício físico não se verificam quando o consumo de álcool ocorre de forma excessiva, ultrapassando a frequência moderada.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.