sicnot

Perfil

Mundo

Dica para quem gosta de beber de vez em quando: faça exercício

© Tim Wimborne / Reuters

É sabido que o exercício físico traz benefícios para a saúde, mas um novo estudo revela que a praticar desporto traz ainda grandes vantagens para quem costuma beber álcool moderadamente. Sabia que a prática regular de exercício tem a capacidade de anular os riscos para a saúde associados aos consumo moderado de álcool?

O risco de cancro aumenta quando se consomem bebidas alcoólicas, mas o exercício físico tem a capacidade de anular esse risco, revela uma investigação da Universidade de Sydney, na Austrália.

Mais de 36 mil pessoas, residentes em Inglaterra e Escócia, com 40 ou mais anos de idade, foram alvo deste estudo, que acabou por concluir que os benefícios não se limitam à redução do risco de morte por cancro.

"O álcool vai continuar a ser largamente consumido na cultura ocidental, apesar dos danos que causa à saúde do indivíduo e à sociedade em geral", considera Emmanuel Stamatakis, um dos autores da investigação publicada no British Journal of Sports Medicine. Perante esta evidência, a equipa de Stamatakis decidiu investigar se o os danos causados pelo consumo de álcool poderiam ser contrariados com a prática regular de exercício físico.

No caso dos indivíduos que praticam desporto durante o número de horas semanais recomendadas (150 minutos de atividade aeróbica moderada), o risco de morte por cancro resultante do álcool "parece desaparecer completamente", afirma Stamatakis, em entrevista à CNN.

A prática de atividade desportiva da forma recomendada, que poderá incluir natação, caminhada e exercícios que trabalhem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, pode ainda compensar o aumento do risco de mortalidade devido a todos os problemas de saúde causados pelo consumo de álcool.

O estudo concluiu também que os efeitos benéficos são muito elevados no caso das doenças cardiovasculares, cujo risco de vida aumenta com o consumo de álcool.

Naturalmente, os efeitos benéficos do exercício físico não se verificam quando o consumo de álcool ocorre de forma excessiva, ultrapassando a frequência moderada.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.