sicnot

Perfil

Mundo

Dica para quem gosta de beber de vez em quando: faça exercício

© Tim Wimborne / Reuters

É sabido que o exercício físico traz benefícios para a saúde, mas um novo estudo revela que a praticar desporto traz ainda grandes vantagens para quem costuma beber álcool moderadamente. Sabia que a prática regular de exercício tem a capacidade de anular os riscos para a saúde associados aos consumo moderado de álcool?

O risco de cancro aumenta quando se consomem bebidas alcoólicas, mas o exercício físico tem a capacidade de anular esse risco, revela uma investigação da Universidade de Sydney, na Austrália.

Mais de 36 mil pessoas, residentes em Inglaterra e Escócia, com 40 ou mais anos de idade, foram alvo deste estudo, que acabou por concluir que os benefícios não se limitam à redução do risco de morte por cancro.

"O álcool vai continuar a ser largamente consumido na cultura ocidental, apesar dos danos que causa à saúde do indivíduo e à sociedade em geral", considera Emmanuel Stamatakis, um dos autores da investigação publicada no British Journal of Sports Medicine. Perante esta evidência, a equipa de Stamatakis decidiu investigar se o os danos causados pelo consumo de álcool poderiam ser contrariados com a prática regular de exercício físico.

No caso dos indivíduos que praticam desporto durante o número de horas semanais recomendadas (150 minutos de atividade aeróbica moderada), o risco de morte por cancro resultante do álcool "parece desaparecer completamente", afirma Stamatakis, em entrevista à CNN.

A prática de atividade desportiva da forma recomendada, que poderá incluir natação, caminhada e exercícios que trabalhem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, pode ainda compensar o aumento do risco de mortalidade devido a todos os problemas de saúde causados pelo consumo de álcool.

O estudo concluiu também que os efeitos benéficos são muito elevados no caso das doenças cardiovasculares, cujo risco de vida aumenta com o consumo de álcool.

Naturalmente, os efeitos benéficos do exercício físico não se verificam quando o consumo de álcool ocorre de forma excessiva, ultrapassando a frequência moderada.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57