sicnot

Perfil

Mundo

Dica para quem gosta de beber de vez em quando: faça exercício

© Tim Wimborne / Reuters

É sabido que o exercício físico traz benefícios para a saúde, mas um novo estudo revela que a praticar desporto traz ainda grandes vantagens para quem costuma beber álcool moderadamente. Sabia que a prática regular de exercício tem a capacidade de anular os riscos para a saúde associados aos consumo moderado de álcool?

O risco de cancro aumenta quando se consomem bebidas alcoólicas, mas o exercício físico tem a capacidade de anular esse risco, revela uma investigação da Universidade de Sydney, na Austrália.

Mais de 36 mil pessoas, residentes em Inglaterra e Escócia, com 40 ou mais anos de idade, foram alvo deste estudo, que acabou por concluir que os benefícios não se limitam à redução do risco de morte por cancro.

"O álcool vai continuar a ser largamente consumido na cultura ocidental, apesar dos danos que causa à saúde do indivíduo e à sociedade em geral", considera Emmanuel Stamatakis, um dos autores da investigação publicada no British Journal of Sports Medicine. Perante esta evidência, a equipa de Stamatakis decidiu investigar se o os danos causados pelo consumo de álcool poderiam ser contrariados com a prática regular de exercício físico.

No caso dos indivíduos que praticam desporto durante o número de horas semanais recomendadas (150 minutos de atividade aeróbica moderada), o risco de morte por cancro resultante do álcool "parece desaparecer completamente", afirma Stamatakis, em entrevista à CNN.

A prática de atividade desportiva da forma recomendada, que poderá incluir natação, caminhada e exercícios que trabalhem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, pode ainda compensar o aumento do risco de mortalidade devido a todos os problemas de saúde causados pelo consumo de álcool.

O estudo concluiu também que os efeitos benéficos são muito elevados no caso das doenças cardiovasculares, cujo risco de vida aumenta com o consumo de álcool.

Naturalmente, os efeitos benéficos do exercício físico não se verificam quando o consumo de álcool ocorre de forma excessiva, ultrapassando a frequência moderada.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.