sicnot

Perfil

Mundo

Dica para quem gosta de beber de vez em quando: faça exercício

© Tim Wimborne / Reuters

É sabido que o exercício físico traz benefícios para a saúde, mas um novo estudo revela que a praticar desporto traz ainda grandes vantagens para quem costuma beber álcool moderadamente. Sabia que a prática regular de exercício tem a capacidade de anular os riscos para a saúde associados aos consumo moderado de álcool?

O risco de cancro aumenta quando se consomem bebidas alcoólicas, mas o exercício físico tem a capacidade de anular esse risco, revela uma investigação da Universidade de Sydney, na Austrália.

Mais de 36 mil pessoas, residentes em Inglaterra e Escócia, com 40 ou mais anos de idade, foram alvo deste estudo, que acabou por concluir que os benefícios não se limitam à redução do risco de morte por cancro.

"O álcool vai continuar a ser largamente consumido na cultura ocidental, apesar dos danos que causa à saúde do indivíduo e à sociedade em geral", considera Emmanuel Stamatakis, um dos autores da investigação publicada no British Journal of Sports Medicine. Perante esta evidência, a equipa de Stamatakis decidiu investigar se o os danos causados pelo consumo de álcool poderiam ser contrariados com a prática regular de exercício físico.

No caso dos indivíduos que praticam desporto durante o número de horas semanais recomendadas (150 minutos de atividade aeróbica moderada), o risco de morte por cancro resultante do álcool "parece desaparecer completamente", afirma Stamatakis, em entrevista à CNN.

A prática de atividade desportiva da forma recomendada, que poderá incluir natação, caminhada e exercícios que trabalhem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, pode ainda compensar o aumento do risco de mortalidade devido a todos os problemas de saúde causados pelo consumo de álcool.

O estudo concluiu também que os efeitos benéficos são muito elevados no caso das doenças cardiovasculares, cujo risco de vida aumenta com o consumo de álcool.

Naturalmente, os efeitos benéficos do exercício físico não se verificam quando o consumo de álcool ocorre de forma excessiva, ultrapassando a frequência moderada.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".