sicnot

Perfil

Mundo

Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

© Reuters

O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

"Não estou disposto a renunciar" ao encerramento de Guantánamo, cuja existência tem sido utilizada como uma "ferramenta para ajudar ao recrutamento pelas organizações terroristas", disse Barack Obama numa cimeira regional que decorre no Laos.

Desde 2009 que o presidente norte-americano tenta encerrar a controversa prisão militar, aberta após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Em agosto último, o Pentágono confirmou que permanecem 61 detidos na base naval norte-americana em Cuba, aberta pelo presidente George W. Bush para reagrupar os prisioneiros da "guerra contra o terrorismo".

No total, passaram por Guantánamo 780 prisioneiros, na maioria suspeitos de ligações terroristas detidos após os atentados de 11 de setembro.

O facto de nunca terem sido julgados ao longo de anos suscitou numerosas condenações internacionais.

O candidato republicano às eleições de próximo, Donald Trump, que disputará a 8 de novembro próximo a sucessão de Obama contra Hillary Clinton, do Partido Democrata, garantiu durante a campanha que, se for eleito, encherá Guantánamo de "tipos sujos".

Com Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.