sicnot

Perfil

Mundo

Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

© Reuters

O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

"Não estou disposto a renunciar" ao encerramento de Guantánamo, cuja existência tem sido utilizada como uma "ferramenta para ajudar ao recrutamento pelas organizações terroristas", disse Barack Obama numa cimeira regional que decorre no Laos.

Desde 2009 que o presidente norte-americano tenta encerrar a controversa prisão militar, aberta após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Em agosto último, o Pentágono confirmou que permanecem 61 detidos na base naval norte-americana em Cuba, aberta pelo presidente George W. Bush para reagrupar os prisioneiros da "guerra contra o terrorismo".

No total, passaram por Guantánamo 780 prisioneiros, na maioria suspeitos de ligações terroristas detidos após os atentados de 11 de setembro.

O facto de nunca terem sido julgados ao longo de anos suscitou numerosas condenações internacionais.

O candidato republicano às eleições de próximo, Donald Trump, que disputará a 8 de novembro próximo a sucessão de Obama contra Hillary Clinton, do Partido Democrata, garantiu durante a campanha que, se for eleito, encherá Guantánamo de "tipos sujos".

Com Lusa

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22