sicnot

Perfil

Mundo

Professores universitários chineses ganham em média 730€

© Reuters

Um professor universitário na China ganha, em média, 5.478 yuan (o equivalente a 730 euros) por mês. Os dados são de um estudo difundido esta quinta-feira pela imprensa estatal, depois de um professor chinês ter sido alegadamente burlado em milhões de yuan.

O estudo, feito a partir de entrevistas com mais de 4 mil professores universitários de diferentes partes da China, revela ainda diferenças "óbvias" de salários entre os docentes homens e mulheres.

Em média, um homem ganha 5.717 yuan (762 euros), mais 700 yuan (93 euros) do que as mulheres.

A pesquisa foi motivada pelo debate, nas redes sociais chinesas, em torno dos rendimentos dos professores universitários no país, após um docente numa das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua University, ter sido burlado em 2,2 milhões de euros.

O caso, revelado pela polícia de Pequim na semana passada, envolveu um esquema de fraude por telefone, em que os autores se fizeram passar por funcionários de órgãos de segurança pública.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52