sicnot

Perfil

Mundo

Professores universitários chineses ganham em média 730€

© Reuters

Um professor universitário na China ganha, em média, 5.478 yuan (o equivalente a 730 euros) por mês. Os dados são de um estudo difundido esta quinta-feira pela imprensa estatal, depois de um professor chinês ter sido alegadamente burlado em milhões de yuan.

O estudo, feito a partir de entrevistas com mais de 4 mil professores universitários de diferentes partes da China, revela ainda diferenças "óbvias" de salários entre os docentes homens e mulheres.

Em média, um homem ganha 5.717 yuan (762 euros), mais 700 yuan (93 euros) do que as mulheres.

A pesquisa foi motivada pelo debate, nas redes sociais chinesas, em torno dos rendimentos dos professores universitários no país, após um docente numa das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua University, ter sido burlado em 2,2 milhões de euros.

O caso, revelado pela polícia de Pequim na semana passada, envolveu um esquema de fraude por telefone, em que os autores se fizeram passar por funcionários de órgãos de segurança pública.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.