sicnot

Perfil

Mundo

Professores universitários chineses ganham em média 730€

© Reuters

Um professor universitário na China ganha, em média, 5.478 yuan (o equivalente a 730 euros) por mês. Os dados são de um estudo difundido esta quinta-feira pela imprensa estatal, depois de um professor chinês ter sido alegadamente burlado em milhões de yuan.

O estudo, feito a partir de entrevistas com mais de 4 mil professores universitários de diferentes partes da China, revela ainda diferenças "óbvias" de salários entre os docentes homens e mulheres.

Em média, um homem ganha 5.717 yuan (762 euros), mais 700 yuan (93 euros) do que as mulheres.

A pesquisa foi motivada pelo debate, nas redes sociais chinesas, em torno dos rendimentos dos professores universitários no país, após um docente numa das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua University, ter sido burlado em 2,2 milhões de euros.

O caso, revelado pela polícia de Pequim na semana passada, envolveu um esquema de fraude por telefone, em que os autores se fizeram passar por funcionários de órgãos de segurança pública.

Lusa

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.