sicnot

Perfil

Mundo

Professores universitários chineses ganham em média 730€

© Reuters

Um professor universitário na China ganha, em média, 5.478 yuan (o equivalente a 730 euros) por mês. Os dados são de um estudo difundido esta quinta-feira pela imprensa estatal, depois de um professor chinês ter sido alegadamente burlado em milhões de yuan.

O estudo, feito a partir de entrevistas com mais de 4 mil professores universitários de diferentes partes da China, revela ainda diferenças "óbvias" de salários entre os docentes homens e mulheres.

Em média, um homem ganha 5.717 yuan (762 euros), mais 700 yuan (93 euros) do que as mulheres.

A pesquisa foi motivada pelo debate, nas redes sociais chinesas, em torno dos rendimentos dos professores universitários no país, após um docente numa das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua University, ter sido burlado em 2,2 milhões de euros.

O caso, revelado pela polícia de Pequim na semana passada, envolveu um esquema de fraude por telefone, em que os autores se fizeram passar por funcionários de órgãos de segurança pública.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.