sicnot

Perfil

Mundo

Três mulheres detidas perto de Paris por ligações ao caso do carro com botijas de gás

Três mulheres foram detidas esta quinta-feira nos arredores de Paris por alegadas atividades terroristas, no âmbito da investigação sobre o carro com botijas de gás, descoberto este fim de semana nas proximidades da catedral de Notre Dame, na capital francesa.

Uma das detidas, que é uma das filhas do dono do carro, foi alvejada pela polícia, enquanto um agente da polícia foi ferido com uma faca.

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, disse, em conferência de imprensa, que as mulheres, com 19, 23 e 39 anos, são "radicalizadas e fanatizadas" e preparavam outras ações terroristas "iminentes".

Quando os membros das forças de segurança realizavam a detenção, numa estação de comboios de Boussy Saint Antoine, uma das suspeitas espetou uma faca nas costas de um dos agentes. A polícia abriu fogo sobre a mulher, que, segundo o canal "BFM TV", foi internada em estado grave num hospital parisiense.

Entre as três mulheres detidas, duas estavam identificadas pela polícia por terem tentado viajar para a Síria para se juntarem a grupos 'jihadistas'. A filha do proprietário do veículo, de 19 anos, estava a ser procurada pelas autoridades.

No fim de semana, foi encontrado um carro abandonado, sem matrículas e com os quatro piscas ligados, a poucas centenas de metros de Notre Dame e da sede da polícia criminal francesa.

No interior do carro, foram encontradas uma botija de gás vazia no assento do pendura e outras cinco cheias na bagageira.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.