sicnot

Perfil

Mundo

Aumenta número de venezuelanos que ponderam emigrar

© Henry Romero / Reuters

Uma sondagem realizada em agosto e divulgada hoje em Caracas dá conta que 57 por cento dos 30,8 milhões de cidadãos radicados na Venezuela pondera emigrar para o estrangeiro, 12% mais que no ano anterior.

"O êxodo massivo de venezuelanos para outros países converte-se no mais grave dos problemas da Venezuela, superior inclusive à falta de abastecimento, ao alto custo da vida e à criminalidade, devido ao seu impacto histórico e às consequências que gera no desempenho da sociedade", afirma-se no estudo da empresa Datincorp.

Na sondagem "Estudo da Conjuntura do País", realizada a 22 de agosto, participaram 1.200 cidadãos de diferentes estratos sociais e de diferentes regiões da Venezuela.

"Ao realizar um cruzamento das variáveis por definição política, encontramos que a quarta parte dos 'chavistas' (simpatizantes do regime) e a maioria absoluta (71%) dos opositores querem ir-se embora", afirma a empresa.

Segundo o estudo, 69% dos jovens, 58% dos adultos e 42% dos cidadãos da terceira idade também querem emigrar, sendo "as mulheres as mais propensas ao êxodo, que os homens".

"O caso venezuelano é mais grave que o de outros países da América Latina, que sempre têm registado altas taxas migratórias. Até há 10 anos os venezuelanos eram o único caso na região que tinha o mais baixo nível migratório. Isso mudou radicalmente depois que Nicolás Maduro assumiu a Presidência da República (em 2013)", afirma.

No entanto, segundo a Dataincorp, "o primeiro grande êxodo começou a produzir-se depois da frustração coletiva que gerou, na oposição, a derrota de La Salida (A Saída, projeto de alguns líderes opositores para afastar o atual Governo), em meados de 2014. Neste momento, segundo diversas investigações, gera-se um segundo grande êxodo. A maioria dos emigrantes são opositores e jovens".

A Venezuela, um dos países com as maiores reservas petrolíferas do mundo, está a ser abalada por uma crise política, económica e social, que levou à declaração, em janeiro último, de um Estado de Emergência Económica, que ainda vigora no país.

Além da alta insegurança e da alta inflação, os venezuelanos lidam diariamente com dificuldades para conseguir alguns produtos básicos como o açúcar, o arroz, a massa, a margarina, o leite, o papel higiénico, e também medicamentos.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC