sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se após ensaio nuclear norte-coreano

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se esta sexta-feira a pedido dos Estados Unidos e do Japão para discutir o ensaio nuclear efetuado pela Coreia do Norte, anunciou a missão neozelandesa.

Os 15 membros do conselho devem reunir-se às 15:00 (20:00 em Lisboa) para consultas de urgência, após Pyongyang ter reivindicado este quinto teste nuclear desde 2006, e segundo Seul o mais potente até agora efetuado.

A Coreia do Norte assegurou ter testado uma ogiva nuclear suscetível de equipar um míssil, um ensaio que decorreu no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação e denunciado pela Coreia do Sul como um ato de "autodestruição" que vai agravar as tensões na península coreana.

De acordo com os media oficiais norte-coreanos, este último teste permitiu a Pyongyang atingir o objetivo de miniaturizar uma ogiva nuclear de forma a poder inseri-la num míssil.

Na terça-feira o Conselho de Segurança já tinha condenado por unanimidade os disparos de mísseis balísticos norte-coreanos.

Após o seu primeiro ensaio nuclear de 2006, o Conselho já aplicou cinco pacotes de sanções a Pyongyang.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.