sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se após ensaio nuclear norte-coreano

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se esta sexta-feira a pedido dos Estados Unidos e do Japão para discutir o ensaio nuclear efetuado pela Coreia do Norte, anunciou a missão neozelandesa.

Os 15 membros do conselho devem reunir-se às 15:00 (20:00 em Lisboa) para consultas de urgência, após Pyongyang ter reivindicado este quinto teste nuclear desde 2006, e segundo Seul o mais potente até agora efetuado.

A Coreia do Norte assegurou ter testado uma ogiva nuclear suscetível de equipar um míssil, um ensaio que decorreu no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação e denunciado pela Coreia do Sul como um ato de "autodestruição" que vai agravar as tensões na península coreana.

De acordo com os media oficiais norte-coreanos, este último teste permitiu a Pyongyang atingir o objetivo de miniaturizar uma ogiva nuclear de forma a poder inseri-la num míssil.

Na terça-feira o Conselho de Segurança já tinha condenado por unanimidade os disparos de mísseis balísticos norte-coreanos.

Após o seu primeiro ensaio nuclear de 2006, o Conselho já aplicou cinco pacotes de sanções a Pyongyang.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32