sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se após ensaio nuclear norte-coreano

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se esta sexta-feira a pedido dos Estados Unidos e do Japão para discutir o ensaio nuclear efetuado pela Coreia do Norte, anunciou a missão neozelandesa.

Os 15 membros do conselho devem reunir-se às 15:00 (20:00 em Lisboa) para consultas de urgência, após Pyongyang ter reivindicado este quinto teste nuclear desde 2006, e segundo Seul o mais potente até agora efetuado.

A Coreia do Norte assegurou ter testado uma ogiva nuclear suscetível de equipar um míssil, um ensaio que decorreu no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação e denunciado pela Coreia do Sul como um ato de "autodestruição" que vai agravar as tensões na península coreana.

De acordo com os media oficiais norte-coreanos, este último teste permitiu a Pyongyang atingir o objetivo de miniaturizar uma ogiva nuclear de forma a poder inseri-la num míssil.

Na terça-feira o Conselho de Segurança já tinha condenado por unanimidade os disparos de mísseis balísticos norte-coreanos.

Após o seu primeiro ensaio nuclear de 2006, o Conselho já aplicou cinco pacotes de sanções a Pyongyang.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC